Menu

Aula Inaugural 2022 ThumbnailBrasileiro Carlos Menck abordará experiência de mais de 40 anos de estudo sobre Reparo de DNA

“Para desenvolver pesquisas em Biologia, você deve ter perguntas científicas relevantes.” A afirmativa é do cientista brasileiro Carlos Frederico Martins Menck que abre o segundo semestre letivo de 2022 dos cursos de Pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG palestrando no dia 28 de julho. Um dos vencedores do Nature Awards for Mentoring in Science 2021, concedido anualmente pela Revista Nature a pesquisadores que se destacam na mentoria de jovens cientistas”, o biólogo falará sobre o tema “Aprendendo sobre reparo de DNA lesado e a fazer mentoring com esses temas específicos”.

“Desde o início de minha vida na Ciência, tenho trabalhado para responder questões relacionadas a danos e reparo de DNA, processos altamente conservados em todas as células vivas”, conta Carlos Menck, professor titular da Universidade de São Paulo. Ele lembra que o bioquímico Rogério Meneghini e e o biomédico Alain Sarasin foram seus primeiros mentores, e que se divertiu muito “estudando como as células lidam com os danos no seu genoma”.

De acordo com Carlos Menck, “várias das questões importantes da época de meu doutorado continuam abertas, e ainda buscamos respostas para elas, sempre graças a meus alunos e colegas de grupo que, na sua maioria, se tornaram meus amigos”. Membro da Academia Brasileira de Ciências, ele acredita ser possível “fazer boa ciência no Brasil”. Para Menck, formar novos cientistas para responder questões científicas é um privilégio da academia “e uma das profissões mais dignas e prazerosas que alguém pode almejar”.

A Aula Inaugural está marcada para as 14h, no Auditório 3 - Cerrado, e não há necessidade de inscrição prévia. O evento será transmitido pelo canal @napgicbufmg no Youtube. Haverá emissão de certificado para os participantes presentes que preencherem a lista de presença no dia do evento.

SERVIÇO
Aula Inaugural 2022/2 Pós-Graduação
Palestrante: Carlos Frederico Martins Menck - Professor Titular da Universidade de São Paulo (http://lattes.cnpq.br/8043136069525312)
Temas: Aprendendo sobre reparo de DNA lesado e a fazer mentoring com esses temas específicos.
Data: 23.08.2022
Horário: 14h
Local: Auditório 3 - Cerrado - ICB
Transmissão ao vivo:@napgicbufmg

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo