Menu

Eventos 6Atividade será conjunta com o 42º Encontro Regional de Botânicos de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo

Começa amanhã, 6, o 14º Workshop do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Em 2022, a atividade acontece em formato híbrido e com uma importante novidade. Será realizado junto com o 42º Encontro Regional de Botânicos de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.

De acordo com os organizadores, a parceria permitirá uma maior aproximação da Sociedade Brasileira de Botânica dos jovens cientistas da área, consolidando o evento como um espaço de articulação e troca de experiências, momentos de congregação de profissionais, estudantes e dirigentes de entidades ligadas à Botânica e ao meio ambiente. Além disso, trata-se de um importante fórum para divulgação de pesquisas, difusão de conhecimentos e discussão de propostas sobre temas de interesse coletivo.

A programação inclui palestras, mesas-redondas, reuniões e assembleias, em modo remoto, e mini-cursos, oficinas e exposições presenciais nas diferentes instituições da Regional. Também está prevista a apresentação do Coral Cantáridas, do ICB UFMG.

Planta símbolo

A planta símbolo do 42o ERBOT é o cacto Coleocephalocereus buxbaumianus Buining, conhecido como mandacaru-de-topete ou facheiro-das pedras. A espécie é caracterizada pela beleza do caule, especializado em armazenar água, e por sua distribuição restrita aos três estados da Regional da Sociedade Botânica do Brasil. Com uma das subspécies ameaçada de extinção, a planta simboliza força, luta e garra, representadas em sua capacidade de adaptação a um ambiente hostil (para muitas espécies) que são os afloramentos rochosos. Exemplo de superação das dificuldades, ela inspira o tema do encontro de 2022: "Florescendo sob novos e velhos desafios".

INSCRIÇÕES: https://www.even3.com.br/42erbot/

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo