Menu

capa.EBook.Boas.Praticas.RMCC.2022Além de divulgar experiências de sucesso e servir de referência, obra também busca sensibilizar para papel da ciência na vida e no desenvolvimento nacional

 

A Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), lançou nesta quarta-feira, 22 de junho, o e-book “Divulgação Científica: boas práticas. Iniciativas, experiências e reflexões no contexto da Rede Mineira de Comunicação Científica”. As estruturas institucionais de Comunicação Social do ICB e da UFMG integram a Rede, que tem participação ainda de cerca de outras 20 instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado.

Em 10 capítulos, o E-Book traz experiências, além da Fapemig e da Funed, também do Cefet MG, UFU, Epamig, UFJF, UFLA, UFTM, UFV e UFVMJ.

Organizado pelas jornalistas Nayane Breder, da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e coordenadora da RMCC, e Vanessa Fagundes, da Fundação de Amparo à Pesquisa de MG (Fapemig), também autoras, a obra, gratuita, tem pelo menos dois principais objetivos, segundo o professor Mario Neto Borges declara no prefácio: referência e fortalecimento do campo científico.

"O primeiro [objetivo] é sua função precípua de divulgação de boas práticas de comunicação científica que relatam experiências de sucesso e, desse modo, sirva de referência para instituições e divulgadores da ciência de como fazê-la; o segundo é que possa sensibilizar as agências de fomento, assim como os governos, sobre a real importância da ciência na vida das pessoas e sobre como ela deve ser a base para o desenvolvimento robusto de uma verdadeira nação”, afirma o ex-presidente da Fapemig e do CNPq..

A Comunicação da Ciência tem um papel extremamente relevante dentro do ecossistema da produção do conhecimento. As entidades que promovem esse diálogo com seus públicos diversos precisam ter em mente a importância da profissionalização desse trabalho como estratégia de popularização do conhecimento e de fortalecimento da imagem do trabalho científico. Um caminho seguro para isso tem sido a inserção dessas atividades nas diretrizes estratégicas das instituições.

E com essa visão, a obra também busca incentivar a divulgação científica entre pesquisadores, e promover a reflexão sobre o fazer e o papel do profissional de comunicação pública da ciência nesse ecossistema.

“A Rede encontra-se em uma fase muito madura de atuação, com instituições fortes e que representam a ciência, inovação e tecnologia produzidas em Minas Gerais", relata Vanessa Fagundes, mentora do projeto. Segundo a jornalista, responsável pelo Projeto Minas Faz Ciência, também é preciso registrar o papel da RMCC no contexto de desenvolvimento e produção dos conteúdos de comunicação científica nessas instituições.

BAIXE O ARQUIVO DA SUA PREFERÊNCIA

Flipbook
https://flipbookpdf.net/web/site/7e151367be15249f19fe13b04c5bdc557eb00f11202206.pdf.html

Arquivo Epub
https://drive.google.com/file/d/1U3bA50bjyAfs3hMUSfmkkA-CzZ9Y66jl/view?usp=sharing

Arquivo PDF
EBook_Livro Boas Práticas_final_pdf

ASSISTA O VIDEO DE LANÇAMENTO

https://youtu.be/BOOiNLlVUZw (Duração: 8min 36seg)

CONHEÇA E PARTICIPE DA RMCC

https://redemineiradecomunicacaocientifica.wordpress.com/como-participar

 

.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo