Menu

Seminários NAPG CartazAlém de técnica, ambiente produtivo e excelência nos laboratórios, gerir pessoas requer competências comportamentais

 

Sempre foi necessário, mas os cientistas não davam muita importância. A competitividade do mundo moderno, entretanto, despertou a atenção deles para algo que já é comum há tempos fora dos laboratórios, a formação em gestão e liderança. É sobre esse assunto, ainda ausente da grade da graduação e pós-graduação no Brasil, que o biomédico Alexander Birbrair, professor adjunto do Departamento de Patologia Geral do ICB UFMG, falará no dia 26 de maio, no próximo evento da série “Seminários” promovido pelo Núcleo de Apoio à Pós-Graduação.

Liderar equipes, gerir pessoas e ideias é cada vez mais necessário na carreira de pesquisador. Trata-se, portanto, de um desafio a enfrentar”, afirma Alexander Birbrair. “Temos que tentar chegar o mais próximo possível da excelência e uma das coisas essenciais, por exemplo, é ter um ambiente de trabalho ideal”, completa. No seminário “Noções básicas de liderança científica”, totalmente on-line, ele irá abordar estratégias para liderar e para criar um ambiente produtivo e agradável nos laboratórios científicos.

Membro afiliado dA Academia Mundial de Ciências, congregação que atua na promoção da capacitação e excelência científica em âmbito global, Alexander Birbrair explica que “para nos tornarmos líderes de grupo não somos avaliados por habilidades de gestão ou liderança, mas por nossa produtividade individual”, ou seja, competências técnicas adquiridas através de formação. “Para ter um ambiente ideal de trabalho no laboratório”, entretanto, “com certeza também são necessárias habilidades comportamentais, especialmente em grandes grupos”, ressalta o professor que também é membro da Jovem Academia Global, reunião de líderes cientistas de todos os continentes para colaboração em políticas públicas.

O seminário “Noções básicas de liderança científica” será transmitido a partir das 17h pelo Youtube, através do link https://bit.ly/seminario26052022 Haverá emissão de certificado para os participantes presentes que preencherem a lista de presença.

Link do Canal NAPG: https://www.youtube.com/c/NAPGICBUFMG

SERVIÇO

Seminário: Noções básicas de liderança científica”
26 de maio de 2022, 17 horas
Convidado: Alexander Birbrair – biomédico e professor do Departamento de Patologia Geral do ICB UFMG
Link do evento: https://bit.ly/seminario26052022
Link do Canal NAPG: https://www.youtube.com/c/NAPGICBUFMG
Certificado: sim

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo