Menu

Escuta AcadêmicaAmbiente é exclusivo para atendimento de necessidades de estudantes de graduação e de pós
O setor responsável pela recepção e acolhida dos estudantes de graduação e de pós-graduação, a Escuta Acadêmica, agora está no Bloco J2, sala 230, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, um ambiente exclusivo para o atendimento, mais aconchegante e reservado.

Organizada em 2016, a partir da aprovação de projeto apresentado pelo Centro de Graduação (Cegrad) na Congregação do ICB, a EA se propõe a oferecer um suporte ativo e construtivo ao estudante “quando sua vida acadêmica é surpreendida por questões alheias à sua vontade, que possam colocar em risco a continuidade de seus estudos”, explica a assistente social Maria de Lourdes de Brito Melo, responsável pelo setor.

Segundo ela, o processo de escuta envolve a construção de um caminho que orienta e faz intermediações com atenção e cuidado ao aluno, buscando oferecer a ele os devidos encaminhamentos, sempre respeitando as decisões do aluno e observando as orientações da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG em consonância com a Política de Saúde Mental desta Universidade. “Quando percebemos que o aluno precisa de um acompanhamento profissional isso é sugerido. Mas a decisão sempre cabe a ele”, enfatiza. O objetivo final, de acordo com ela, “é contribuir para uma melhor vivência do percurso acadêmico”.

O atendimento, a demandas de qualquer natureza, também pode envolver uma rede construída junto com os demais setores do ICB e de toda a UFMG, com a ativa participação e autorização do estudante. “Além de ouvir e acolher as necessidades dos alunos”, ressalta Malu Melo, “a EA pode prestar orientações, fazendo a ponte entre a rede de apoio que existe na universidade e a rede externa”.

COMO TER ACESSO

Dirigido a estudantes do ICB, o atendimento é realizado mediante agendamento prévio pelo telefone 3409-2722 ou pelo e-mail

 

Redação: Dayse Lacerda - Jornalista na ACBio

Vídeo: Henrique Castanheira

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo