Menu

conexaolabliveTreinamento para cientistas será à distância e inclui assessorias individuais para elaboração do trabalho final
A Gerência de Projetos e Negócios junto com a consultoria parceira Emerge apresentaram hoje, em uma master class transmitida pelo Youtube, os detalhes da formação e das oportunidades de negócio que serão oferecidas a professores, estudantes e técnicos selecionados pelo Programa de Empreendedorismo para Cientistas do ICB UFMG.

“Temos trabalhado muito com a comunidade científica, universidades e centros de pesquisa brasileiros, contribuindo na formação de pesquisadores e endereçamento de soluções para o mercado”, afirmou Daniel Pimentel, diretor de Universidades da Emerge. Para o consultor, trata-se de uma oportunidade de promover o desenvolvimento socioeconômico “trazer nosso conhecimento em modelagem de negócios, estratégias de mercado, transferência de tecnologia, propriedade intelectual para dialogar com o setor produtivo sobre o conhecimento científico”.

Na ocasião, Luciano Queiroz, diretor de formação de cientistas e relacionamento com universidades, falou sobre as inscrições, individuais com indicação do professor orientador, e os critérios de seleção. “Quem tiver um projeto bem estruturado, que estiver rodando, com uma ideia muito boa de onde está e aonde quer chegar, pode se inscrever. Vamos avaliar o nível de maturidade das tecnologias, mas a proposta é de que mesmo quem esteja no início possa se inscrever”, ressaltou afirmando que a sistematização do trabalho será muito importante para o aprendizado.

Luciano Queiroz também falou sobre os detalhes da etapa de formação e de apresentação dos projetos, esclarecendo dúvidas dos participantes. O treinamento será à distância, entre os dias 25 de abril e 20 de maio, com a possibilidade de cumprimento do cronograma de acordo com a disponibilidade da agenda de cada um. Algumas atividades extras serão disponibilizadas durante o período. “A gente vai fazer encontros síncronos e coletivos onde vamos discutir em grupos. É sempre muito rico pessoas de um mesmo instituto dialogando sobre seus projetos numa visão de inovação empreendedora”, lembrou Daniel Pimentel.

Nas duas últimas semanas os pesquisadores receberão assessorias para solução de dúvidas sobre a elaboração do trabalho de conclusão, o business case. O evento final, com a participação de industriais, empresários e fundos de financiamento, será na semana do dia 27 de junho a 1º de julho. Haverá emissão de certificado para todos os participantes que concluírem a etapa de formação.

O PROGRAMA

O Programa de Empreendedorismo para Cientistas do ICB UFMG vai selecionar 20 projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores do Instituto. Os integrantes das equipes de pesquisa serão capacitados em habilidades e competências necessárias para a apresentação de tecnologias com base científica ao mercado em um formato mais acessível. O objetivo é acelerar o passo para fazer com que elas estejam mais rapidamente disponíveis para a sociedade.

As inscrições estão abertas e vão até 22 de abril de 2022 pelo site http://emergebrasil.in/conexaolab/


Cobertura e redação: Dayse Lacerda

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo