Menu

vecteezy a scientist is holding cannabis seedlings in legalized farm 302

Objetivo é capacitar pesquisadores para agilizar a chegada de tecnologias de base científica à sociedade

No próximo dia 28 de março, pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG interessados em desenvolver algum tipo de tecnologia ou produto devem ficar atentos ao edital que será lançado pela Unidade.

O ConexãoLab, programa de inovação do ICB, firmou parceria com a Emerge, consultoria de inovação especializada em desenvolver inovação de base científica no Brasil, para a realização de um passo ainda mais firme no sentido de conectar ciência e mercado e fazer com que a pesquisa do Instituto possa chegar mais rapidamente à sociedade.

Implementado pela Gerência de Projetos e Negócios (GerPro), em agosto de 2021, ConexãoLab se propõe a refletir sobre formas, éticas e legais, de promover parcerias público-privadas no âmbito do Instituto. Dentre seus objetivos estão desenvolver a cultura empreendedora e fortalecer uma política de incentivo ao aumento da prestação de serviços e das parcerias com a iniciativa privada.

O PROGRAMA

Serão selecionados até 20 projetos de pesquisa desenvolvidos no ICB UFMG. Os membros dessas iniciativas - professores, técnicos e estudantes - serão admitidos no curso “Inovação para Cientistas”, com duração de 13 semanas. Composto por uma série de atividades síncronas e assíncronas, a formação é voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes ao ambiente da inovação e do empreendedorismo.

Durante o treinamento, os participantes vão aprender os principais conceitos e habilidades para inovar em ciência, “desde as primeiras etapas da bancada até o mercado”. Dentre os tópicos abordados estão a “relação ciência-mercado”, “linhas de financiamento”, “como medir o grau de maturidade de uma tecnologia”, “principais instrumentos de propriedade intelectual”, dentre outros.

Nesse processo, as pesquisas do ICB terão ainda a oportunidade de desenvolver um “business cases”, documento técnico usado para comunicar um projeto para a gestão e partes interessadas, crucial para um projeto que requer grande investimento, de dinheiro ou recursos.

Ao final, um evento será realizado para apresentar as melhores tecnologias a industriais, fundos de investimento e parceiros do ICB UFMG e da Emerge.

CONHEÇA A GERPRO

Clique no link para acessar: Outras edições do ConexãoLab ICB

Email:

 

 

Ilustração de banco de imagens por Vecteezy

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo