Menu

nb3.web

Espaço multiusuário para pesquisa com microrganismos perigosos já vai começar a funcionar


O Laboratório de Biossegurança Nível 3 (NB3) do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG entra em operação na próxima semana. O novo espaço, destinado a pesquisas com vírus, bactérias, fungos e outros microrganismos causadores de doenças transmitidas pelo ar, foi idealizado quando o professor Sérgio Costa era diretor do ICB, entre 2006 e 2010. De lá para cá o NB3 teve o intenso envolvimento das diretorias de Tomaz Aroldo da Mota Santos e Andréa Mara Macedo, e da atual gestão sob direção dos professores Carlos Rosa e Élida Rabelo.

 

Nos vídeos abaixo você vai descobrir mais um pouco a respeito. O médico veterinário conta como tudo começou. Segundo ele, a ideia era a criação de um espaço que pudesse reunir e otimizar o uso de laboratórios que pudessem dar suporte a pesquisadores do instituto e de outras unidades acadêmicas.

Naquela época, o professor Sérgio Costa já vislumbrava possíveis necessidades futuras, em função de epidemias causadas por vírus emergentes. Ele considera como sendo um ganho para a saúde pública brasileira, a entrada do NB3 do ICB em operação.

O subcoordenador do NB3 ICB, professor Renato Santana, do departamento de Genética, Ecologia e Evolução, explica quais são os níveis de Biossegurança.

O professor também fala sobre as principais características do novo espaço de pesquisa, considerado por ele um ganho científico inacreditável para a estrutura de qualquer universidade.

SAIBA MAIS

Leia a notícia completa sobre o lançamento do Laboratório NB3 do ICB UFMG no link abaixo:

Laboratório para pesquisas com microrganismos perigosos começa a funcionar

 


Redação e edição dos vídeos:
Dayse Lacerda. Entrevistas: Marcus Vinicius dos Santos - Jornalistas na ACBio.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo