Menu

Ana Duarte3Linguagem cotidiana e humor fazem o sucesso dos vídeos educativos da bióloga na internet

Ela começou por pura diversão. Ainda era estagiária no Laboratório da Cerveja, dentro do Laboratório de Taxonomia, Biodiversidade e Biotecnologia de Fungos (ICB UFMG) quando coletou uma formiga no jardim, gravou e publicou o experimento.

Em meio à pandemia de covid-19 criou um perfil no TikTok e em março de 2021 postou o primeiro vídeo de microscópio. A audiência amou e o vídeo viralizou! Não faz nem um ano que ela entrou de cabeça na divulgação científica e já faturou o prêmio TikTok Awards Brasil 2021 na categoria #APRENDANOTIKTOK.

Ela é Ana Cristina Nunes Duarte, 24 anos, egressa do curso de Ciências Biológicas, turma de 2021, e divulgadora científica na internet com mais de três milhões de seguidores somando todas as suas redes, 2,4 milhões apenas no TikTok.

Ana Cristina não sabe precisar o momento exato em que tudo começou. Mas lembra que foi durante a graduação, inspirada por professores que conseguiam transmitir o conhecimento de uma maneira envolvente. “Eu sempre amei tomar frente dos trabalhos com produção de vídeos e projetos de divulgação. Cheguei a ganhar o 2º Concurso de Pitchs do ICB”, recorda.

A bióloga relata que muitas disciplinas estimulam esse lado “divulgador” nos alunos e que, produzindo vídeos ao longo do curso foi confirmando a paixão pela área. Ela cita exemplos como um vídeo sobre a tragédia de Brumadinho, uma produção em grupo para a disciplina Projetos em Microbiologia, e outro sobre o peixe leão, para a disciplina de Ecologia, dentre outros.

Ana Cristina não esperava uma repercussão tão grande e rápida. “O prêmio foi uma grande surpresa e eu não poderia estar mais feliz!”, comemora atribuindo parte do sucesso e reconhecimento à linguagem que usa em suas produções. “Percebi que se eu explicasse de maneira bem simples, eles não só entenderiam como achariam divertido”, refere-se às questões científicas que precisava responder para parentes e vizinhos de áreas rurais em Pará de Minas, sua terra natal. “Hoje em dia, é isso que faço, simplifico e ainda deixo divertido”, revela. Seu vídeo com maior número de visualizações fala sobre “Espermatozóides de bovinos no microscópio” e já foi visto mais de 32 milhões de vezes, contabilizando 3,5 milhões de likes no TikTok.

Para Ana Cristina, a divulgação científica é um dos caminhos mais promissores de atuação para quem faz Ciências Biológicas, uma alternativa às áreas convencionais. “A biologia é um campo gigante, com infinitas possibilidades!”, afirma. “No início pode parecer que não vai dar resultado, que ninguém irá se interessar, mas uma coisa é certa: O segredo do sucesso é a persistência! E nunca se esquecer, que a divulgação científica se dá com linguagem cotidiana”, afirma.

Ana Duarte2

RÁPIDAS!

Nome completo:
Ana Cristina Nunes Duarte

Graduação:
Bacharelado em Ciências Biológicas pela UFMG

Formatura:
2021

Área de atuação:
Produção de conteúdo para TikTok, Instagram e YouTube.

Paixão:
Gravar vídeos.

Divulgação científica:
Há muito a ser explorado e o público quer mais conhecimento!

UFMG:
Foi produzindo vídeos ao longo do curso de Ciências Biológicas que confirmei minha paixão pela área.

Inspirações:
Professor Glauber dos Santos, de Fisiologia Animal Comparada, professor Carlos Renato, de bioquímica; e o professor de biologia e youtuber Paulo Jubilut.

Prêmio TikTok Awards Brasil 2021:
É uma honra poder levar conhecimento em redes sociais que são quase exclusivas para o entretenimento.

Receita do bolo:
Simplicidade e uma pitada de humor.

Dica para quem quer seguir o mesmo caminho:
Persista, insista e nunca desista!

Segredo do sucesso:
Linguagem cotidiana, dinâmica e envolvente.

Planos para o futuro:
Crescer mais ainda, atingir mais gente, produzir conteúdos cada vez mais informativos.

 

Redação:
Dayse Lacerda - Jornalista ACBio

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo