Fabricio.Santos.icb.ufmgA Academia Brasileira de Ciências (ABC) divulgou nesta quinta-feira, 2 de dezembro, o resultado das eleições para membros titulares, correspondentes e afiliados.

Na categoria Ciências Biológicas, o novo membro titular da entidade é o professor titular Fabrício Rodrigues dos Santos, do departamento de Genética Ecologia e Evolução (GEE) do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

Além dele, foram eleitos também outros dois professores atuantes em Minas Gerais: Fatima Maria de Souza Moreira (Ciências Agrárias/UFLA); e Fernando Flecha de Alkmim (Ciências da Terra/UFOP). Ao todo foram eleitos 13 titulares, de diferentes instituições do Brasil e do exterior; dois correspondentes e 25 afiliados, sendo cinco de cada regional brasileira. No entanto, o site da entidade informa que os afiliados da Região Minas Gerais e Centro Oeste serão divulgados posteriormente.

A posse de todos os eleitos está marcada para 1º de janeiro de 2022. Os membros titulares e correspondentes receberão seus diplomas em maio, durante a Reunião Magna da ABC, e os membros afiliados em simpósios científicos em cada região, para que apresentem suas pesquisas.

UM POUCO DO NOVO MEMBRO

Biólogo e geneticista, o agora Acadêmico Fabrício Santos atua principalmente no campo da genética da conservação, biodiversidade, ornitologia, evolução humana. Ele também é professor residente do Instituto de Estudos Avançados (IEAT) da UFMG, membro da Academia Ibero-americana de Biologia Evolutiva (AIBE). Tento publicado vários artigos em periódicos especializados e de divulgação científica, capítulos e livros, atualmente orienta nos programas de pós-graduação em Genética, em Zoologia e em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da UFMG, tendo ainda orientado alunos dos programas de Bioinformática, Bioquímica e Ciência Animal da UFMG.

logo ABC105anosA ABC

Dentre outros objetivos, a ABC busca estimular o trabalho científico e articular ações junto à comunidade científica brasileira que possam contribuir para a elaboração de políticas públicas em temas como Amazônia, Educação Superior, Educação Básica e Infantil, Biocombustíveis e outros que possam promover o desenvolvimento da nação. No site da ABC (+) também está publicado o calendário eleitoral para 2022, que prevê, além da seleção e eleição de novos membros, a renovação de 1/3 da Comissão de Seleção e eleição de nova diretoria e conselho fiscal.

Foto: Foca Lisboa - Cedecom/UFMG