Menu

post.etembro.amarelo.ICBUFMG.2021Live pela Vida é o evento do ICB que marca o Setembro Amarelo 2021. A psicóloga Gláucia Tavares vai responder perguntas dos participantes, com a participação dos jornalistas Ruleandson Carmo e Marcus Vinicius Santos, e você.

 

No dia 9 de setembro, às 16h, pelo Youtube.com/canalicbufmg, a professora Gláucia Tavares, da Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e presidente da Rede de Apoio a Perdas Irreparáveis (API), vai conversar com as pessoas que aceitarem o convite de refletir sobre saúde mental no contexto desse momento de pandemia.

Para nos ajudar a apurar esse bate-papo, de forma afetuosa e eloquente, o jornalista Ruleandson do Carmo Cruz, pós-doutor em Comunicação, pesquisador e militante dos direitos Humanos e LGBTQIA+, é o outro convidado do encontro Live pela Vida.

O isolamento e esse contexto de desafios constantes resultam em sentimentos, medos e inseguranças, que, grande parte de nós pode não conseguir lidar de forma satisfatória e sofrer, de diferentes formas. Desemprego, insegurança alimentar e econômica, falta de acesso a transporte seguro, violência, desinformação, além de luto e estresse, são alguns importantes determinantes sociais da saúde e que parecem estar totalmente entregues ao acaso.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 5,8% dos brasileiros estão com depressão, diagnosticada por profissional de saúde. Se considerarmos que o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG tem uma comunidade circulante algo próxima de 10 mil pessoas, cerca de 6 mil estudantes, de graduação e de pós-graduação -, pela estimativa da OMS teríamos mais de 500 pessoas em situação de sofrimento.

A ação do Setembro Amarelo do ICB em 2021 foi pensada a partir dessas considerações. O jornalista Marcus Vinicius dos-Santos, da Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica, se uniu a Malu Melo, da Escuta Acadêmica, e a Kéllen Freitas, da Gerência de Recursos Humanos para, juntos, promoverem esse bate-papo em torno de “coisas da sua cabeça" e formas de prevenir o desequilíbrio emocional e o suicídio, sempre tentando encontrar meios de qualificar a vida, sua e do outro. Como ajudar? Até quando? E qual é a deixa para saber que é hora de buscar apoio profissional? E aonde?

Tudo isso – e mais as suas dúvidas – vão se encontrar na “Live pela Vida”. Perde, não! Depois da live os videos será editados para serem veiculados na internet com as orientaçôes e respostas.Mas se você não participar, pode não ter a resposta que você busca.

Dia 9/9, quinta-feira, às 16h, pelo canal do ICB UFMG no Youtube.

FICHA TÉCNICA

Bruno Bicalho - Vídeo, áudio e transmissão
Henrique Castanheira - Edição de vídeos
Vitória Monteiro - Apoio
Anderson Rodrigues - Arte

MAIS INFORMAÇÕES:

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo