Menu

Testes.Saliva FTIT.21 23 2É necessário jejum de pelo menos uma hora e meia e apresentar comprovação de vínculo com a UFMG

Encerra no dia 3 de setembro, próximo, a realização de testes diagnósticos de covid-19 no Instituto de Ciências Biológicas. Gratuito e sem inscrição prévia, o atendimento é realizado apenas no período da manhã, das 8h às 12h.

Os interessados serão voluntários na validaçao de teste a partir da saliva, que utiliza metodologia de leitura da amostra por meio de um aparelho de luz infravermelha, a espectrometria,.

Por se tratar de um exame experimental, o voluntário também é testado usando o método RT-PCR, que utiliza uma haste semelhante a um "cotonete", e os resultados são comparados. Na prática, a pessoa acaba fazendo dois testes de altíssima precisão.

Segundo o professor Vasco Azevedo, que coordena a iniciativa, esse rastreio, restrito à comunidade da UFMG, pode ser realizado tanto em quem tenha ou não tenha sintomas da covid-19, ou em quem suspeita ter tido contato com pessoas infectadas, por exemplo.

Realizado em todo o Brasil, se o teste feito a partir da saliva comprovar que sua eficácia é equivalente ao exame RT-PCR, o próximo passo será submeter os resultados para aprovação dos órgãos de saúde competentes do Brasil e à Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso se espera poder ampliar a capacidade de testagem brasileira, além de torná-la mais rápida e mais prática, pois qualquer hospital que tiver o aparelho poderá realizar os exames.

 

MAIS INFORMAÇÕES:  NOVO email (Não será feito agendamento prévio)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo