Menu

Reprodução.Rede.Globo.Minas.Ricardo.Solar.29.09.2020Reprodução TV Globo Bom Dia Minas: Prof Ricardo Solar fala sobre Cigarras (29.09.2020)Nesta época do ano começamos a notar a presença das cigarras. Seu canto alto, aparentemente interminável e o grande número de indivíduos numa mesma região chamam nossa atenção e é quase impossível esse inseto passar desapercebido. Aliás, cigarras são insetos da ordem Hemiptera, e da superfamília Cicadoidea.

"Na "turma" das cigarras temos também os percevejos. E é legal observar que percevejos e cigarras se alimentam da mesma forma, inserindo o aparelho bucal no floema a planta, mas só as cigarras cantam", observa o professor Ricardo Solar, do Departamento de Genética Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Ele é doutor em Entomologia, o estudo dos insetos, e trabalha com o efeito de mudanças globais sobre a biodiversidade.

Nesta terça-feira, 29 de setembro de 2020, Solar esteve no jornal Bom dia Minas, da TV Globo, e tirou muitas dúvidas a respeito desses bichinhos interessantes, levando informações científicas para alguns aspectos que observamos nas cigarras, como que elas cantam "até estourar" (o que não é um fato) e que elas aparecem na Primavera.

"É interessante como uma coisa tão habitual pode ter tanta informação científica", comenta o professor. Ficou curioso?

ASSISTA A NOTÍCIA

Nesta época do ano o Canto das Cigarras pode ser ouvido em várias regiões de Minas
Rede Globo Minas - 7 min - Exibição em 29 set 2020

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo