Menu

 Mostra.ICB.PostNos dias 5 e 6 de outubro será realizada a Mostra ICB 2020, que este ano, a despeito da pandemia, também será a distância e transmitida para o YouTube.com/canalicbufmg.

A programação será composta por quatro mesas. Duas a cada dia. A dinâmica adotada prevê uma hora de apresentações, sendo que cada convidado terá cerca de 20 minutos para falar. Em seguida haverá uma hora de debates com os participantes.

No dia 5/10 o assunto será Ensino Remoto Emergencial (ERE). Às 14h30 serão avaliadas as aulas da Pós-graduação, e às 17h será a vez da graduação.

No dia 6/10 os trabalhos começam mais cedo. Às 10h o assunto será Inteligência Artificial. às 14h será a última mesa, com apresentação de alguns dos estudos sobre covid-19 desenvolvidos no ICB UFMG.

SEMANA DO CONHECIMENTO

O evento integra a 29ª Semana do Conhecimento UFMG (https://www.ufmg.br/semanadoconhecimento/) que paralelamente também faz parte das atividades da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecemde 19 a 23 de outubro.

Segundo a professora Élida Rabelo, vice-diretora do Instituto, e coordenadora da Mostra do ICB, apesar da limitação imposta pelo distanciamento necessário nesse momento, a ideia continua sendo reafirmar o compromisso social da universidade pública e dar mais visibilidade às práticas de ensino, pesquisa e extensão para o público em geral e com isso ampliando o compartilhamento do conhecimento e fortalecer espaços de troca cada vez mais capazes de respeitar as diferenças e a diversidade de saberes, culturas e experiências.

Em sua sexta edição, o evento é organizado em conjunto pela Diretoria, Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq), Núcleo de Apoio à Pós-graduação (NAPG), e pelos centros de Graduação (Cegrad) e de Extensão (Cenex), com apoio da Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica (ACBio) e assessoramento da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG (CAC).

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

Dia 5/10 (Segunda-feira)
14h30 às 16h30: Uma reflexão sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Pós-Graduação

Fábio Alves da Silva Júnior - Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFMG: O ERE nos Programas de Pós-Graduação da UFMG"

Isabela Almeida Pordeus - Coordenadora do PPG em Odontologia e membro titular da Comissão de Acompanhamento do ERE dos PPGs da UFMG: O plano de atividades das Comissões de Acompanhamento do ERE na UFMG"

Cleida Aparecida de Oliveira - Coordenadora do PROFBIO: O ERE na perspectiva do professor

Filipe Nogueira Franco - Discente da Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia: O ERE na perspectiva do aluno de pós-graduação

Moderadora - Érika Jorge, Pós-graduação em Biologia Celular, Departamento de Morfologia

 

17h às 19h: Avaliação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Graduação

Rosy Isaias - Departamento de Botânica: Aula Prática e ERE

Marina Tavares - Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação: Estágio e ERE

Marina Diniz - Departamento de Patologia Geral: TCC e ERE

Luana Margarida - Representante do Diretório Acadêmico Ciências Biológicas: Discentes e ERE

Moderador - Miguel José Lopes: Departamento de Fisiologia e Biofísica, Presidente do NDE - Núcleo Docente Estruturante da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior

 

Dia 6/10 (Terça-feira)
10h às 12h - Inteligência Artificial

Aristóteles Góes Neto - Departamento de Microbiologia: Histórico da Inteligência Computacional

Raquel Melo Minardi - Pós-graduação em Bioinformática ICB e Departamento de Ciencia da Computação UFMG: Fundamentos computacionais da inteligência artificial e principais tópicos de pesquisa.

João Trindade Marques - Departamento de Bioquímica e Imunologia: Decifrando a matéria negra da metagenômica utilizando pequenos RNAs e inteligência artificial

Mauro Martins Teixeira - Departamento de Bioquímica e Imunologia: O uso dos tweets na previsão de infecção por arbovírus

Moderador: Francisco Lobo - Departamento de Genética, Ecologia e Evolução

 

14h às 16h: Estudos de covid-19 no ICB UFMG

Flávio Fonseca - Departamento de Microbiologia: Sobre Testes e vacinas - Um relato de experiências em tempos de Pandemia

Renato Santana - Departamento de Genética, Ecologia e Evolução: Vigilancia genômica viral em tempos de pandemia por covid-19

Rodolfo Giunchetti - Departamento de Morfologia: Desenvolvimento tecnológico aplicado ao sorodiagnóstico da covid-19

Ana Maria Caetano de Faria - Departamento de Bioquímica e Imunologia: A covid-19 grave e os grupos de risco

Moderadora - Glória Regina Franco: Departamento de Bioquímica e Imunologia

 

 

(Arte: Anderson Rodrigues - ACBio ICB UFMG - Atualizada em 30/9/2020, às 12h30)

 

Pesquisar

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Topo