Menu

vivian.costaA professora Vívian Vasconcelos Costa, do departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, é uma das sete jovens cientistas vencedoras do programa Para Mulheres na Ciência 2020. A promoção do evento é fruto de uma parceria entre a L’Oréal Brasil, Unesco Brasil e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O projeto vencedor da UFMG envolve a busca da cientista por formas eficazes de identificar e tratar formas graves da dengue e outras doenças virais, como zika, chikungunya e covid-19. “Em casos como esse, não adianta enfrentar só o vírus ou só a inflamação. É preciso desenvolver procedimentos que atuem nas duas frentes, reduzindo a carga viral e a inflamação excessiva causada pelo coronavírus”, declarou Vivian Costa, em entrevista ao jornalismo do “Para Mulheres”. Na ocasião ela destacou o compromisso dos cientistas em fazer a sua parte. “Inclusive tenho alunos trabalhando voluntariamente!”, lembrou.

Segundo a organização, o objetivo da premiação é “transformar o cenário científico por meio do empoderamento feminino”. Para tanto, parte do princípio de que o mundo precisa de mais mulheres envolvidas na solução de seus problemas, dando destaque nesta edição ao fato de que a pandemia de coronavírus tornou ainda mais relevante o trabalho de mulheres cientistas. Além de dar visibilidade à mulher, à ciência e às pesquisadoras, para que possam melhor executar seu trabalho cada uma das sete selecionadas recebe bolsa-auxílio no valor de R$ 50 mil.

Há 15 anos, o programa “Para Mulheres na Ciência” premia pesquisadoras de diversos lugares do Brasil. Nesse período, o programa já reconheceu e incentivou mais de 100 cientistas, premiando a relevância dos seus trabalhos, com a distribuição de mais de R$ 4,5 milhões em bolsas-auxílio. Também do ICB UFMG, nos últimos anos foram reconhecidas com a mesma premiação as professoras Aline Miranda, do Departamento de Morfologia, em 2019; e Angélica Thomaz Vieira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia, em 2018 e em 2017, de Rafaela Ferreira, do mesmo departamento.

BREVE HISTÓRIA

Mãe e cientista, Vívian Vasconcelos Costa é graduada em Fisioterapia, com mestrado (2009) e doutorado (2013) em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em seu pós-doutorado, em Cingapura (2013-2015), integrou pesquisa de doenças infecciosas no Singapore-MIT Alliance for Research and Technology, onde fez estágio também pelo Programa Ciência Sem Fronteiras. Sua experiência se concentra nas áreas de Microbiologia, Biologia celular e Imunologia, com ênfase em imunologia celular, virologia e interação microrganismo-hospedeiro, atuando principalmente em imunopatologia da infecção pelos vírus da dengue, chikungunya, mayaro, febre amarela e zika; artrites virais e autoimunes, com ênfase no desenvolvimento de modelos experimentais para estudo da patogênese e teste de terapias.

SERVIÇO

Conheça as sete vencedoras do L’Oréal-Unesco-ABC “Para Mulheres na Ciência” 2020

Ciências da Vida:
Luciana Tovo
Vivian Costa
Fernanda Farnese
Andreia Melo

Química:
Daniela Truzzi

Física:
Rita de Cássia dos Anjos

Matemática:
María Amelia Salazar

Quer saber mais sobre o programa e cada pesquisadora?
 www.paramulheresnaciencia.com.br
www.facebook.com.br/paramulheresnaciencia
Twitter: @mulhernaciencia

 

 

(Com informações e foto do site da ABC. Foto:Arquivo Pessoal)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo