Menu

O  DNA do ICB

O Instituto de Ciências Biológicas da UFMG é reconhecido como um dos maiores centros de pesquisa do Brasil, tanto em áreas ambientais quanto relacionadas à saúde humana, animal e vegetal, e à biotecnologia. Mas como foi que chegamos até aqui, nesses 47 anos de trajetória de vidas e conquistas? Ou melhor, qual é a história científica do Instituto?

A pesquisa é coordenada por professoras do Departamento de História da UFMG. Ana Carolina Vimeiro, Rita de Cássia Marques e Anny Jaqueline Torres Silveira, do grupo de pesquisa Scientia, assumiram o desafio de contar essa história, com requintes de veracidade. Elas observam que a história administrativa do ICB já foi muito bem registrada, ao contrário de sua história científica.

Agora, na fase de levantamento de dados, elas estão em busca de relatos e documentos que possam ajudar a construir essa história, de quase 50 anos.

“O principal objetivo é produzir um livro, mas outros resultados são possíveis, como a organização de um acervo de memória do ICB”, reforça Rita de Cássia, que também é coordenadora da Rede de Museus da UFMG.

Parte dos recursos necessários para a pesquisa são oriundos do Prêmio Mares Guia, que o ICB recebeu no final de 2013.

Para fazer contato e agendar um momento para ajudar as pesquisadoras com alguma informação de seu conhecimento, envie email para o grupo delas:

Clique nas imagens para ampliá-las.

Ouça também

 

Republicada em novembro de 2015

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo