Menu

Neotropical.endophytic.fungi.Springer.ICB.UFMGDepois de dezesseis anos de intensas pesquisas, realizadas no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, o professor Luiz Henrique Rosa acaba de lançar o livro, em inglês, organizado por ele: "Neotropical Endophytic Fungi: Diversity, Ecology, and Biotechnological Applications".

A obra, que sai pela editora suíça Springer, reúne os mais recentes estudos nessa área e permite visão abrangente em aspectos relacionados à diversidade, ecologia e aplicações biotecnológicas na medicina, agricultura e indústria.

Com a colaboração de pesquisadores de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha e Estados Unidos, a obra apresenta estudos de diversidade desse tipo de fungo. O endofitismo é uma simbiose que tem como particularidade o fato de um fungo (ou bactéria) viver no interior de uma planta, ainda que apenas durante parte da vida dela, sem causar doença ao vegetal.

Esse tipo de fungo existe em vários biomas neotropicais, ou seja, tanto nas florestas tropicais Amazônica e Atlântica, quanto nos mais altos prados andinos, na região dos Pampas, savanas e campos rupestres, dentre outros, da América Central até o sul da América do Sul. Mas, segundo Luiz Rosa, do Laboratório de Microbiologia Polar e Conexões Tropicais do ICB, apesar dessa enorme diversidade, ainda são desconhecidos muito dos fungos endofíticos desses biomas.

“Este livro é pioneiro. Acredito que ele possa se tornar um verdadeiro manual para quem tenha interesse sobre essa comunidade desse grupo de fungos que vivem dentro das plantas tropicais”, avalia o pesquisador, considerando também que uma importante lacuna de conhecimento sobre os fungos endofíticos que habitam em regiões neotropicais tenha sido preenchida. “Ainda falta muito conhecimento, mas demos um passo importante”, considera.

SERVIÇO

Fungos endofíticos neotropicais - Diversidade, ecologia e aplicações biotecnológicasFungos endofíticos neotropicais - Diversidade, ecologia e aplicações biotecnológicas
Editor: Luiz Henrique Rosa
Editora: Springer International Publishing (Suíça)
ISBN do e-livro: 978-3-030-53506-3
DOI: 10.1007 / 978-3-030-53506-3
ISBN de capa dura: 978-3-030-53505-6
Área biológica: Micologia

 

 

 

CONTATO PARA A IMPRENSA

Prof. Luiz Henrique Rosa - Laboratório de Microbiologia Polar e Conexões Tropicais do ICB UFMG. 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo