Menu

Dia das mães CantáridasPara comemorar o dia das Mães em 2020 alguns integrantes do Coral Cantáridas, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, gravaram virtualmente uma pequena homenagem às mulheres que se dedicam à complexa e incondicional maternidade.

A escolha pela música “Canto do Povo de um Lugar”, de Caetano Veloso, na avaliação do grupo traz uma reflexão importante para o momento de isolamento social que vivemos por causa dos riscos de contaminação pelo SARS-COV2: “Todo dia o sol levanta e a gente canta ao sol de todo dia!”, declama o refrão da música.

O maestro Gabriel Santos avalia que um dos grandes valores das músicas é serem capazes de aproximar as pessoas umas das outras e manterem a socialização a partir de seu potencial para suplantar momentos difíceis.

E parece que foi exatamente isso que os membros do coral vêm fazendo. O vídeo, em sí, já é a expressão da superação de muitos desafios. Ele foi produzido a partir das várias gravações feitas por cada cantor em sua casa e, depois, editadas de formas a compor um coro. Além do esforço de manter os ensaios regulares semanais, muitos deles também precisaram superar as várias dificuldades impostas pela distância para o canto coral quanto aquelas relacionadas ao uso da tecnologia necessária. Segundo Renata Mendes, uma das mais novas integrantes do coro, no final das contas “o desafio maior é a tecnologia acompanhar a vontade e a perseverança dos integrantes do Cantáridas”, afirma.

Depois de lamentar o cancelamento do Concerto “Sete dias que mudaram o mundo”, devido à quarentena, a internet tem sido usada pelos coristas e o maestro para manter os encontros semanais. Eles agora se organizam para as comemorações dos 30 anos de existência do Coral Cantáridas, em 2021, sobre a coordenação da professora Rosy Isaías, integrante do coral há vinte anos.

ASSISTA O VÍDEO

Canto de Um Povo de Um Lugar
Caetano Veloso

Todo dia o Sol levanta
E a gente canta
Ao Sol de todo dia

Fim da tarde a terra cora
E a gente chora
Porque finda a tarde

Quando a noite a Lua amansa
E a gente dança
Venerando a noite

APOIE O CORAL DO ICB UFMG

Para apoiar o Cantáridas basta adquirir a Caneca de louça do Coral. O valor é simbólico, apenas R$ 5,00, e você pode comprar quantas quiser..

INFORMAÇÕES: https://www.facebook.com/coral.cantaridas

 

SAIBA MAIS MAIS SOBRE O CORAL

Coral do ICB lança vaquinha virtual para continuar (en)cantando

Pesquisar

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Topo