Menu

menina protegida para impedir que o virus 1098 2494Pandemias são interrompidas pela Ciência, e só: temores em um mundo politicamente negacionista e a negligência com as doenças.

"O medo não é só do vírus, mas de que em regiões chave do mundo, com largas rotas migratórias e comerciais, a ciência seja ignorada em função de critérios político-financeiros”, escrevem os professores Geraldo Wilson Fernandes, titular do departamento de Genética, Ecologia e Evolução (GEE) , e Sérvio Ribeiro, titular da UFOP, no Jornal da Ciência, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 

Segundo eles, desde o início anos 2000, o mundo enfrentou duas pandemias de coronavírus de forma bem-sucedida."Mas só porque foram seguidos protocolos científicos aceitos globalmente para conter a expansão desses vírus".

Ao final do texto eles orientam que os cuidados são os mesmos das outras pandemias:

1 – mãos sempre lavadas,

2 – distância de gente tossindo (e gente tossindo – não os outros – usando máscaras, senão vai faltar máscara para quem precisa de fato),

3 – sem dedo na boca, nariz, olhos,

4 – sem compartilhar comidas e talheres,

5 – governo forte e transparente, agindo alinhado com a ciência, os cientistas e médicos…. sem demagogia ou politicagem numa hora dessas.

 Leia aqui o artigo

 

(Mídia é uma tentativa da ACbio de reunir notícias sobre o ICB)

Foto: Freepik Pessoas foto criado por pressfoto - br.freepik.com

 

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo