Menu

Exame Acesso 2019 ProrrogaçãoAté as 17 horas do dia 6 de setembro de 2019 estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, o ProfBio 2019. Semipresencial, essa pós-graduação é dirigida a professores de Biologia, no ensino médio, e que estejam em atividade na Rede Pública de Ensino no país (Ensino Médio). As aulas presenciais são ministradas um dia da semana. De abrangência nacional, a coordenação do curso é baseada na UFMG, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Ao todo são oferecidas 500 vagas, distribuídas de acordo com a disponibilidade de cada uma das outras 17 universidades parceiras, localizadas nas cinco regiões do Brasil. O conteúdo online é oferecido pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG.

O objetivo do ProfBio é promover a melhoria do desempenho do professor em sala de aula, tanto pelo aprimoramento do conteúdo, quanto pelo desenvolvimento de estratégias de facilitação do processo de ensino aprendizagem em Biologia. Para isso, o modelo pedagógico adotado no curso privilegia que, simultaneamente às aulas, os mestrandos desenvolvam atividades aplicadas com seus alunos do ensino médio.

defesa.webPrimeira Defesa de Tese do ProfBio, 26 de junho de 2019, por Ary Luiz Gonçalves

Utilizando abordagem investigativa, considerando que a biologia é uma ciência experimental, os professores-mestrandos são levados a explorar conceitos em cada tópico de Biologia, de forma a promover à transposição didática imediata para a sala de aula. “A proposta é aproximar a forma de ensinar e os processos de descobertas biológicas”, explica Tânia Mara Segatelli, coordenadora do ProfBio da UFMG e professora do departamento de Morfologia do ICB.

A prova nacional será realizada no dia 29 de setembro. O resultado final está previsto para ser divulgado a partir de 15 de outubro, na página da Copeve UFMG, onde podem ser realizadas as inscrições para o programa.

SERVIÇO

Processo Seletivo
ProfBio 2019 - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Pós-Graduação stricto sensu, semipresencial)
Data de inscrição: até 6/9/2019 (17 horas)
INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES: https://sistemas.ufmg.br/profbio2019/principal.do

 

CONTATO PARA ENTREVISTAS
Professora Tânia Mara Segatelli . Coordenadora do ProfBio ICB/UFMG
Telefone: (31) 3409 2993
<>

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.
CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo