Menu

lia.WEB.2019Entre 21 e 23 de agosto, cientistas franceses e brasileiros vão se encontrar na UFMG para apresentar e analisar o progresso alcançado, assim como os próximos passos que serão seguidos, nas pesquisas do projeto Bactéria-Inflamação, o Bact-Inflam, que busca relacionar ciência básica e ciência aplicada no controle de infecções.

Inscrições no liaufmg.wixsite.com/lia2019

Realizado a partir de colaboração entre o Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRA) e o Laboratório Internacional Associado (LIA) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, o Bact-Inflam foi oficialmente inaugurado em 2018, junto com o LIA ICB, primeiro destes laboratórios internacionais instalado em um país sul-americano.

O objetivo do projeto é identificar determinantes bacterianos envolvidos em processos pró ou anti-inflamatórios associados a doenças crônicas inflamatórias intestinais e a mastites em animais domésticos, e caracterizar processos inflamatórios em modelos que possam permitir avanços no enfrentamento desses problemas.

Na prática, o Bact-Inflam vem investigando o poder anti-inflamatório do DNA extraído de algumas bactérias específicas e buscado desenvolver vacinas e outros tratamentos de doenças intestinais a partir de genes específicos identificados nas pesquisas do LIA. Desta forma, os pesquisadores dos dois países têm obtido conhecimento importante para saúde humana e animal.

Para se ter uma ideia dos avanços conseguidos, neste primeiro ano de estudos - além de várias outras -, duas pesquisas já se destacam: a que desenvolve um alimento funcional probiótico para controle da mucosite - uma doença inflamatória muito comum em pacientes em tratamento quimioterápico; e outra que avalia um novo tratamento para a colite ulcerativa, mais comum na Europa, mas que vem crescendo no Brasil.

Aberto a interessados, o evento acontece no Auditório 102 do Centro de Atividades Didáticas Ciências Sociais (CAD 2), de 9h às 17h. As inscrições, a R$35,00, podem ser feitas no site do evento.

INSCRIÇÕES: R$35,00, no site do Bact-Inflam

INFORMAÇÕES:


LABORATÓRIO INTERNACIONAL

O LIA consiste em um time de cinco laboratórios, dois franceses, do INRA Agrocampus Ouest Rennes, coordenado por Yves le Voir, e o INRA Jouy em Josas, coordenado por Jean-Marc Chatel, em conjunto com três laboratórios do ICB, o laboratório de Genética Celular e Molecular, coordenado pelo professor Vasco Azevedo;  o laboratório de Imunofarmacologia, do professor Mauro Teixeira e o laboratório de imunobiologia, da professora Ana Maria Caetano.

 

CONTATOS PARA IMPRENSA
Prof. Vasco Aristón Azevedo
Instituto de Ciências Biológicas-  sala Q3 259
(31) 3409 2610 -

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo