Menu

Pesquisadores de imunologia e nutrição compartilham experiências em evento na UFMG O Center for Gastrointestinal Biology (CGB), do Instituto de Ciências Biológicas, promove, nos dias 22 e 23 de julho, a segunda edição do ImmunoNutri, evento que alia conceitos e estudos das áreas de imunologia e nutrição. As inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira, 17.

Em formato dinâmico, com sessões de debate de curta duração, o evento contará com palestras de 20 pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), UFMG e da UFRJ. Faz parte desse grupo o professor do Departamento de Biotecnologia Farmacêutica da UFRJ, Heitor Paula Neto, que falará sobre os benefícios da atividade física sob a perspectiva endócrina. Veja a programação completa.

De acordo com a pesquisadora Maísa Antunes, coordenadora do evento, a proposta do ImmunoNutri é possibilitar que pesquisadores das áreas de imunologia e nutrição, que são correlatas, compartilhem resultados de estudos. “Apesar de relacionados, a junção de temas das duas áreas ainda é uma proposta muito inovadora”, destaca Maísa.

Outra finalidade do encontro é arrecadar recursos para as atividades do CGB, laboratório de referência no estudo de doenças hepáticas coordenado pelo professor Gustavo Menezes, do Departamentod e Morfologia do ICB. Uma de suas descobertas mais recentes revelou, por exemplo, que o fígado de recém-nascidos exerce função predominantemente imunológica, e o desmame precoce pode predispor o organismo a doenças na vida adulta.

fb2cdd5442f0644a615c0379e11635ec 1562878508908 1471773699Pesquisadora em atividade no CGB, que pesquisa doenças no fígado | Arquivo CGB

Os valores das inscrições serão destinados à compra de insumos, como reagentes e equipamentos básicos, essenciais para a continuidade de pesquisas realizadas no laboratório. Essa gestão é realizada no formato de crowdfunding para pesquisas. Prestações de contas periódicas e detalhadas da iniciativa de financiamento coletivo serão disponibilizadas nas redes sociais do evento.

Palestras técnicas

Os participantes também terão acesso a um conjunto de palestras técnicas que serão ministradas por especialistas de empresas apoiadoras do laboratório, que é único da América Latina a integrar a rede dos centros de excelência da Nikon, responsável pela produção de microscópios. A pesquisadora Karin Kieling, da Biolab Brasil, que representa a Nikon no país, falará sobre técnicas de microscopia confocal. Já a Companhia Becton Dickinson (BD) apresentará novidades no campo dos processos de fluorescência. A Promega vai explicar os avanços na técnica RealTime PCR, utilizada para estudar expressão gênica. Já a especialista da InfinityPharma ministrará palestra sobre Probióticos: fatores de transferência e sistema imune.

Pôsteres

Uma novidade desta edição do ImmunoNutri são as apresentações em formato de pôster. Segundo Maísa Antunes, que é residente de pós-doutorado no ICB, a iniciativa contribui principalmente para graduandos e pós-graduandos em estágios iniciais de pesquisa, pois permite a eles explorar novas possibilidades indicadas pelos participantes. “Isso é muito importante para os alunos, pois muitos deles ainda estão em fase inicial dos projetos. Às vezes, o estudante quer apresentar o trabalho, mas considera que falta muito para arguição oral. A apresentação nessa modalidade permite que ele exponha seu projeto ainda em fase inicial, abrindo espaço para discutir o trabalho e, possivelmente, ter ideias e sugestões durante o evento”, explica.

Mais informações e a programação do evento, que será realizado no CAD1, no campus Pampulha, estão disponíveis na página do ImmunoNutri no Facebook.

(Com Agência de Notícias da UFMG)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo