Menu

outlabAté o dia 19 de junho os coordenadores de laboratórios de pesquisa do ICB - e de toda a UFMG - vão poder inscrever suas equipes no primeiro programa de aceleração de laboratórios do Brasil, o Outlab, uma realização da UFMG e da Fundep. O processo de aceleração ocorrerá de 24 de junho ao dia 20 de agosto de 2019. Mais informações podem ser obtidas no site www.programaoutlab.com.br.

O objetivo da iniciativa é acelerar a criação de parcerias e conexões entre empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e, desta forma, impulsionar a transformação do conhecimento gerado nas ICTs em produtos e serviços de empresas para a sociedade.

A proposta do Outlab é baseada na expertise de mais de quatro anos da Fundep em pré-aceleração, aceleração e atuação no ecossistema de inovação e empreendedorismo. Foram selecionados experientes mentores e criada uma metodologia específica, baseada no funil de vendas e na realidade de cada iniciativa para garantir a prospecção ativa dos potenciais clientes.

“Transformar as pesquisas científicas em produtos comercializáveis é um processo longo, envolve diversas etapas e muitos riscos. O programa Outlab foi idealizado a partir da identificação de entraves nessa fase de transformação. A proposta é ajudar a capacitar os laboratórios da UFMG nesse processo de aproximação das ICTs com o setor empresarial”, declara o presidente da Fundep, professor Alfredo Gontijo de Oliveira. Para o pró-reitor de pesquisa da UFMG, professor Mario Fernando Montenegro Campos, os resultados das pesquisas têm grande potencial de impacto para a sociedade.

LEIA O EDITAL neste link

 

O PROGRAMA

O OutLab aborda quatro áreas específicas: mercado, serviço, venda e pós-venda. A agenda do programa contempla palestras, workshops, orientação individual com agentes de aceleração e mentores (profissionais especializados para o acompanhamento), bem como bancas para avaliação e feedback dos resultados.

A iniciativa não envolve custos para os laboratórios e consiste no cumprimento de um cronograma de nove semanas para a implementação de metodologias de vendas e sensibilização para o potencial comercial dos laboratórios.

“Por meio de imersão, teórica e prática, a iniciativa tem como objetivo aguçar o desenvolvimento de inovações no ambiente empresarial, agregar de valor na atividade econômica dos participantes e incentivar o surgimento de casos de sucesso que tenham efeito demonstrativo e multiplicador, visando acessar recursos fundamentais para a manutenção e aprimoramento das atividades de ensino e pesquisa”, explica a coordenadora do Outlab, Rayza Resende, para quem o processo de imersão, voltado especialmente para coordenadores de projetos e pesquisadores, é a grande inovação proposta pelo programa.

“O foco do OutLab está na conexão entre Universidade e o setor empresarial, por meio dos laboratórios. O grande diferencial é que a atividade não privilegia a geração de novas ideias. Ela visa a escalabilidade de soluções que já existem e estão em desenvolvimento. O método visa expandir o lado comercial dos laboratórios em que a equipe irá aplicar os aprendizados para alavancar os serviços”, explica Rayza.

Um laboratório será selecionado pelos avaliadores do programa de aceleração e terá como premiação acompanhamento e mentoria com a equipe do Outlab pelos seis meses subsequentes do seu fluxo de cadência comercial.

 

COMO SE INSCREVER PARA A SELEÇÃO
Até 19 de junho, bastando preencher o formulário neste link.

No ato da inscrição, o coordenador do laboratório deverá indicar de um a dez integrantes da equipe para as atividades de imersão. Clique aqui e acesse o edital.

Mais informações: www.programaoutlab.com.br

 

(Com Agência de Notícias da UFMG e Comunicação da Fundep)

Pesquisar

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Topo