Menu

maos do homem de negocios que guardam as tesouras que cortam a conta de dinheiro 61103 67Um dos símbolos da produção científica na universidade, ICB tem a cada laboratório um pesquisador ou trabalho de ponta ameaçado pelo bloqueio anunciado pelo MEC

O laboratório de Genética Celular e Molecular do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deveria ter excelência garantida não apenas pelos trabalhos de alunos e professores, mas também pela estrutura física. Mas basta uma conversa rápida para, em pouco tempo, se inteirar dos problemas. O professor Vasco Azevedo, chefe do laboratório, cita o trabalho de colaboração com a França e a quantidade de equipamentos de alto custo quebrados e, logo, parados. Apenas para consertar uma centrífuga e dar a ela vida útil de mais uns cinco anos, o instituto precisa de R$ 18 mil. Cinquenta pessoas trabalham no laboratório, que conta também com filtros que precisam de cuidados especiais. “Água é tudo para a gente. Se não tivermos água de boa qualidade, perdemos tudo”, diz.

A vida em jogo: 'Entrei na UFMG em julho de 2016, quando fiz o mestrado. Entrei no doutorado em 2018, e minha bolsa vai até 2022. Hoje, tenho medo de perdê-la. Para as pessoas que vêm de outro lugar, a forma de se manter em Belo Horizonte é por meio da bolsa. Quando fiz graduação, morei em república, em São Luís (MA). Minha família não tem condições de bancar meus estudos. Minha pesquisa consiste em caracterizar o efeito anti-inflamatório de uma bactéria que veio da Argentina, contra os danos inflamatórios intestinais de um fármaco usado no tratamento de câncer. A vontade de ser pesquisador foi despertada ainda na graduação. Todo mundo aqui pensa em fazer um pós-doutorado e ser professor universitário. É minha vida em jogo.' (Luís Cláudio Lima, doutorando em genética pelo ICB)

Leia o restante da matéria em: Doutorandos, mestrandos, professores e funcionários na mira da tesoura federal

Matéria relacionada: Cortes do MEC nas federais com nome e currículo: conheça vítimas na UFMG

(Mídia é uma tentativa da ACbio de reunir notícias sobre o ICB)

*Imagem: Freepik

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo