Menu

IMG 6379

Uma estrada poeirenta serpenteia as montanhas, tirando lascas dos precipícios e dando vertigem aos viajantes que dividem o espaço apertado com caminhões que descem a serra. Na época das chuvas, com a poeira transformada em um lamaçal escorregadio, subir essa muralha natural é uma verdadeira aventura.

Esse é o retrato das inúmeras vezes em que percorremos a estrada que leva à parte alta do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, muito antes da chegada do asfalto à região. Chegar ao Alto Palácio, como a área é chamada, é como entrar em um mundo cuja atmosfera revela um passado distante. A paisagem muda de maneira tão abrupta que mal é possível reconhecer as terras baixas após subirmos alguns quilômetros pela estradinha tortuosa que leva a um dos locais mais fascinantes do planeta.

Ao cair da tarde, as serras se vestem de tons de prata e dourado antes de ganharem um tom avermelhado de beleza singular. Mas algo além da grandiosidade da paisagem e das arvoretas tortuosas chama a atenção do viajante: uma infinidade de rochas despontando do solo pedregoso, todas apontando para o oeste.

Um olhar cauteloso revela também uma explosão de vida: flores minúsculas e coloridas surgem por todos os lados. Entre as pedras, uma infinidade de insetos esconde-se com nossa aproximação, e calangos e sapinhos tímidos observam-nos de seus abrigos. O sol castiga o corpo, mas o vento forte e quase constante refresca e alenta. Não é preciso andar muito para logo encontrar uma das muitas cachoeiras de água gelada que brotam na região.

Alheio ao conhecimento dos desavisados, esse é um dos mais antigos cenários geológicos e biológicos do planeta. Trata-se do Campo Rupestre, ecossistema que reveste os topos de montanhas de Minas Gerais e da Bahia, que foi ignorado pela ciência e pela sociedade até muito recentemente.

Leia o restante da matéria em: Mesmo com solo pobre e clima árido, ecossistema brasileiro é um dos mais diversos e antigos do mundo

Veja no link as fotos do ex-aluno, do Departamento de Botânica, Augusto Gomes 

(Última atualização em 26.04.2019 às 11h39)

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo