Menu

8791

Churrasco, feijoada e queijo minas estão entre as delícias da cozinha brasileira. Mas, se consumidos com frequência e em excesso, são dietas ricas em proteínas e podem fazer mal à sua saúde.

Isso pode ocorrer porque o excesso de proteínas gera um efeito perverso: quanto mais consumimos, mais as nossas células quebram estas moléculas, aumentando a quantidade de aminoácidos dentro do organismo de maneira muito rápida, e essa alta velocidade leva ao aumento de “erros” nesse sistema.

Tais erros contribuem para que as células funcionem mal, favorecendo o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças neurodegenerativas e alguns tipos de câncer.

A conclusão é de um estudo colaborativo internacional que contou com a participação da professora Viviane Alves, chefe do Laboratório de Biologia Celular de Microrganismos e coordenadora do projeto de divulgação cientifica CeTOXY, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG).

Além dela, participaram da pesquisa cientistas da Austrália e da Inglaterra, países em que o consumo de proteínas como carnes, ovos, leite e derivados é bastante alto.

“Há muitos anos, centenas de pesquisadores estudam a relação entre alimentação e saúde. Sabe-se que quanto menor a ingestão de calorias (a chamada restrição calórica), maior a longevidade, ou seja, envelhecemos mais lentamente e de forma saudável. Carboidratos e proteínas são os mais estudados no contexto do envelhecimento e sabemos que a ingestão destes nutrientes sem controle pode alterar nossas células de várias formas. Já havia muitos indícios, na literatura, de que a ingestão excessiva de proteínas diminui o tempo de vida dos seres humanos. Nosso estudo permitiu entender melhor como e porque isso acontece”, conta a professora.

Leia o restante da matéria em: Dietas ricas em proteína favorecem envelhecimento e aparecimento de doenças

(Mídia é uma tentativa da ACbio de reunir notícias sobre o ICB)

*Imagem: Freepik

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo