Menu

mito nutricao

Cerveja cria barriga? Glúten engorda e faz mal? Comer banana à noite faz mal? O ser humano é o único animal adulto que toma leite? “Mitos e Crendices em Nutrição” é o tema do seminário - gratuito e aberto ao público - que o médico nutrólogo Enio Cardillo Vieira apresenta no dia 9 de agosto, quinta, das 13h às 14h,no Auditório 2A do CAD 1, no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte. Segundo a organização do Seminário, por iniciativa da administração do CAD1, a mudança foi necessária.

O evento integra as festividades dos 50 anos da Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia e também do ICB (www.icb.br/50anos).

Professor emérito e um marco na história da criação do programa do departamento de Bioquímica e Imunologia, Enio Cardillo Vieira, do alto de seus 85 anos de vida e mais de 50 em ativo trabalho na área da saúde -, oferece um divertido remédio contra a desinformação, chamando a atenção para alguns tabus em torno da alimentação. Com essa “aula”, ele quer contribuir para que os participantes passem a questionar sempre que ouvirem algo inusitado ou desbaratado sobre os pendores ou riscos de um alimento.

“Algumas vezes, são coisas de uma tolice óbvia. Mas até profissionais de saúde contribuem para disseminar informações falsas”, alerta. O resultado disso pode ser que, em alguns casos, os consumidores fiquem atônitos e passem a encarar os alimentos como “inimigos”, acreditando que eles possam fazer mal à sua saúde, ou, por outro lado, que possam “curar”.

Além dos exemplos que abrem esta notícia, Cardillo vai mostrar outros mitos, como os relacionados a supostos benefícios do óleo de linhaça; sobre misturar bebidas de diferentes teores alcoólicos pode fazer mal; ou ainda por que ricota “engorda” (E eu acreditava no contrário!). E limão irrita o estômago? Nada.

Mineiro, da cidade de Areado, Enio Cardillo faz questão de evidenciar a importância da boa alimentação para a promoção da saúde e prevenção das doenças. "Os alimentos exercem funções específicas e importantes no organismo", salienta. “Uma boa alimentação deve conter fontes de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais”, lembra.

Ele também chama a atenção para que frutas e hortaliças (verduras e legumes), além de serem fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, são ricas em fitoquímicos e devem ser ingeridas fartamente. Por outro lado, isso não significa que frutas e hortaliças “curem” doenças. O fato é que muitas plantas contêm princípios ativos usados no tratamento de doenças. “Estas substâncias existem em pequenas quantidades nas plantas. O que os pesquisadores muitas vezes fazem é isolar o princípio ativo e, posteriormente, sintetizá-los”, ensina.

É ou não é um prato cheio pra quem leva esse papo de alimentação a sério? Melhor não perder.

SERVIÇO

Seminário: Mitos e crendices em nutrição
Apresentador: Prof. Dr. Enio Cardillo Vieira - Professor Emérito do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB UFMG
Data e hora: 9/8/2018. 13h.
Local:  Auditório 2A do CAD 1 – Campus Pampulha da UFMG. Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627. Belo Horizonte. MG - MUDANÇA DE LOCAL
Promoção: Programa de pós-graduação em Bioquímica e Imunologia do ICB UFMG
ENTRADA FRANCA . SEM INSCRIÇÃO PRÉVIA

Imagens: Publicdomainpictures.net

Atualizada em: 9/8/2018 - às 10h10

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo