Menu

"Que droga você tem na cabeça?" foi o tema proferido pelo professor Fabrício de Araújo Moreira, do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, no dia 17/05 (quinta-feira), dentro das ações planejadas para a VI Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, no ICB.

O palestrante chamou a atenção para o uso do álcool em nossa sociedade. "Muitas vezes associa-se o debate apenas às drogas ilícitas. Entretanto, ao contrário do que se imagina, o álcool é considerado a mais perniciosa de todas as substâncias", declarou. O professor destacou que o uso de drogas atinge tanto o usuário quanto as pessoas que estão ao seu redor.

Em um primeiro momento, o usuário acaba não reconhecendo os malefícios causados pelas substâncias, uma vez que há grande necessidade em cessar frustações e sofrimentos do dia-a-dia. Além de tirar o senso de realidade, as drogas recrutam no cérebro o sistema de prazer, levando ao processo de abuso da droga.

Fabrício afirma que as dificuldades enfrentadas cotidianamente devem ser encaradas como um processo natural da vida, assim como as formas como carecem ser enfrentadas. O indivíduo que busca ignorar essas adversidades consumindo substância que o tire de sua realidade, pode acabar sendo levado ao abuso.

SAIBA MAIS SOBRE A SEMANA

ICB entra na Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG - 9/5/2018

 

(Com informações e fotos de Isabelle Boaventura, da Assessoria de Comunicação ATENS – Seção Sindical da UFMG)

 


Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo