Menu

Mariângela Borges, que ocupou o cargo de Secretária Geral durante os últimos 14 anos, se aposentou em abril - e com festa de despedida! Mas sua história com o ICB vem muito antes disso. Ela admite que está com o “coração apertadinho” pela saída, mas feliz, pois sente que cumpriu sua missão no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

A Secretaria Geral do ICB tem como tarefas planejar, coordenar e executar as atividades administrativas do setor, estabelecidas pela UFMG, pela Congregação e pela Diretoria do Instituto. Relaciona-se com os Departamentos e Seções, Órgãos Administrativos e Unidades da UFMG.

O INÍCIO DE TUDO

Antes mesmo de entrar para o curso de Ciências Biológicas, em 1981, Mariângela atuou junto ao Colegiado Especial de Coordenação Didática do Ensino de Graduação do ICB-UFMG (CCODI), anteriormente denominado Colegiado Especial de 1º Ciclo, através de bolsa cedida pela Fump (Fundação Mendes Pimentel). A ex-servidora diz que foi a partir daí que começou a se familiarizar com o ambiente administrativo do ICB.

A colação de grau veio em 1986, Licenciatura e Bacharelado em Genética. “Em 1987, fui chamada para ocupar vaga de concurso público que fiz ainda no início do curso e, por coincidência ou destino, vim para o ICB”. Na época, o Instituto tinha como diretor Lair Aguilar Rennó, o qual atuou no cargo de 1986 a 1990 e que, anteriormente, havia sido professor de Botânica de Mariângela. “A partir de 1999, assessorei a Secretária Geral, Célia Marta Liberal Araújo e, com a sua aposentadoria em 2004, assumi a função a qual desempenhei desde então”.

doc00039920180419113113 1Mariângela, à esquerda, durante Congresso em Ouro Preto, no ano de 2004 (Foto: arquivo pessoal)RESPONSABILIDADE E DEDICAÇÃO

“Olho para trás e vejo esses 30 anos e 8 meses de desempenho de minhas atividades como servidora pública realizados com responsabilidade e dedicação. Foi um tempo de muito aprendizado e amadurecimento”. O sentimento de missão cumprida vem acompanhado com o peso da despedida, afinal, Mariângela passou grande parte de sua vida acadêmica e profissional aqui no ICB. Mas, no final, tudo se resume a felicidade: sua saída não apaga as histórias, os amigos e os bons momentos vividos no Instituto. “Deixo um agradecimento todo especial a Lourdinha, companheira de caminhada, e com quem desenvolvi, no horário de almoço, vários projetos de artesanato - os quais pretendo continuar praticando agora, com a aposentadoria. Cada abraço, carinho, mensagens e lembranças me fortalecem que recebi pela minha saída me faz acreditar que valeu a pena!”

doc00040020180419113157 1Mariângela com as filhas no ICB (Foto: Arquivo pessoal)FUTURO

Além de continuar desenvolvendo e aperfeiçoando seus projetos de artesanato, Mariângela também pretende aproveitar o merecido descanso e viajar. Com duas filhas, ela também não esconde a vontade de curtir os futuros netinhos, quem sabe?

“Toda a minha caminhada no ICB foi da vontade de Deus e a Ele dou as glórias por tudo! Prosseguirei caminhando na certeza que de novas portas se abrirão à minha frente, cheias de novos desafios!”. Todos do ICB desejam um futuro cheio de oportunidades e descobertas à Mariângela. Obrigada por tudo!

20180402 094723Mariângela com colegas, em despedida realizada no mês passado (Foto: Arquivo pessoal)(Texto ampliado da versão publicada no Jornal Mural Somos ICB, ano 2, edição de maio de 2018. Confira aqui a versão digital do Somos ICB https://www.icb.ufmg.br/component/content/article/139-jornal-mural/1618-nao-perca-o-jornal-mural-de-abril-de-2018-somos-icb-2?Itemid=1884 )

Pra fazer contato com a Mariângela: 

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo