Menu

Ilustração Rafaella MelisseA partir de sábado, dia 19/05, novos textos dos projetos “Ciência para Todos” e “Leitura para Todos” circularão em algumas linhas de ônibus de BH com o tema “Investimento em Ciência e Tecnologia: um retorno certeiro". Segundo a coordenadora do Ciência para Todos, Adlane Vilas-Boas, professora do departamento de Biologia Geral do ICB, o projeto tem sido um importante aliado na divulgação científica, levando o conhecimento científico para a sociedade numa linguagem mais acessível. O mutirão de colocação dos textos nas garagens é feito por estudantes voluntários e bolsistas do projeto, numa madrugada de sexta para sábado.

Sobre o tema desta edição, “Investimento em Ciência e Tecnologia”, Adlane explica que a intenção é mostrar aos usuários do transporte público de BH a importância de que sejam feitos maiores investimentos em ciência e tecnologia em nosso país para que seja possível um volume maior de produtos de ciência brasileiros.

Os textos divulgados nos ônibus abordam a temática, buscando uma reflexão sobre a difusão do fazer científico no Brasil, acrescenta: “As pessoas, de modo geral, não sabem que nós professores das universidades somos cientistas e que fazemos pesquisas importantes para o desenvolvimento do País. Por isso, tivemos essa ideia de mostrar resultados de pesquisas que viraram produtos tecnológicos”.

Ilustração Bruno CarvalhoOs textos exibidos incluem produções de alunos e foram ilustrados pelos estudantes Rafaella Melisse e Bruno Carvalho. Os textos literários e poéticos também tangenciam o tema “Investimento em Ciência e Tecnologia” e foram cuidadosamente selecionados pela Professora. Maria Antonieta, coordenadora do Leitura para todos.

Nessa edição, os textos serão instalados em 153 ônibus, de 14 linhas diferentes – 35, 3052, 4201, 4103, 4106, 8401, 9101, 9103, 9209, 9210, 9550, SC01A, SC01B, SC01R. O projeto tem apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e do Instituto Tim, com a parceria estratégica da BHTrans.

Todos os textos estarão disponíveis também na Internet, no endereço eletrônico do projeto: www.ufmg.br/ciencianoar.

CONTATOS:
Profª. Adlane Vilas-Boas Ferreira
Coordenadora do Ciência para todos
31 3409 2980

Rafaella Melisse
Bolsista do Projeto
31 34092980

Profª. Maria Antonieta Pereira
Coordenadora do Leitura para todos

Patrícia Barros Gontijo
Assessoria de Comunicação e Marketing (ACM) - BHTrans

Tel: (31)3379-5716 / 3379-5530

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo