Estão abertas as inscrições para participar do 11º Curso Tópicos em Epilepsia, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de maio, promovido pelo Programa de extensão Agere/UFMG (Grupos de Ações educativas relacionadas a Epilepsia) e pela Liga Acadêmica de Epilepsia (LAE). Podem participar alunos de todos os períodos dos cursos da área da saúde. O evento acontece na Faculdade de Medicina da UFMG, no Campus Saúde, que fica no bairro Santa Efigênia, em BH. Haverá emissão de certificado.
Segundo os organizadores, o impacto educacional e social do curso pode ser percebido através da capacitação de alunos de diferentes cursos de graduação e público em geral, que podem exercer um trabalho multiplicador na sociedade, difundindo informações corretas sobre a epilepsia. Essa abordagem também pode contribuir para a redução de preconceitos, das práticas estigmatizantes e melhoria da qualidade de vida de um número significativo de pessoas com epilepsia.
"Além disso, contribui para a formação dos futuros profissionais da área da saúde, potencializando o cuidado consciente dos pacientes com epilepsia nas unidades básicas de saúde,o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde", afirma Juliana Carvalho Tavares, coordenadora do Programa Agere e professora do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.
"Embora a epilepsia acometa de 1 a 2% da população, é ainda uma doença cercada de estigmas, preconceitos e desinformação decorrentes de abalos no núcleo familiar desinformado e despreparado para lidar com a situação, complicações na escola (professores e alunos desinformados), dificuldade para conseguir emprego, demissões devido ao preconceito relacionado com as crises convulsivas, dentre outros problemas. Apesar das dificuldades encontradas pelos atingidos pela doença, inexiste no país políticas públicas para atender de forma adequada o grande contingente de pessoas com epilepsia", destaca.
Sobre o evento
O curso abrangerá temas associados a aspectos básicos e clínicos da epilepsia, através de palestras ministradas por pesquisadores/profissionais que trabalham com epilepsia, entre os temas a serem abordados, vale destacar a epilepsia na mulher, epilepsia na infância e desafios para o diagnóstico da epilepsia. As inscrições, que custam R$ 30,00 (trinta reais), podem ser feitas através deste link, até o dia 14 de maio e contam como pré-requisito para a seleção de novos membros da LAE.
Programação
Dia 15/05 18h-22h
- Classificação das Epilepsia
- Neurofisiologia básica das Crises Epilépticas
- Abordagem das Crises Epilépticas na urgência médica
- Tema livreDia 16/05 18h-21h10
- Desafios diagnósticos da Epilepsia-Epilepsia na mulher
- Epilepsia na infância
- Tema livreDia 17/05 18h-21h10
- Comorbidades psiquiátricas na Epilepsia
- Neurocirurgia no tratamento da epilepsia
- Farmacologia das Epilepsias