Menu

Descubra o que é epilepsia e o que você pode fazer

29512334 981161678701692 6012516733970594093 n

 

O evento acontece no dia 25 de março, domingo, a partir das 9 horas, organizado pelo Programa de Extensão Agere - UFMG, "Grupo de Ações Educativas Relacionadas à Epilepsia", com apoio da Lae (Liga Acadêmica de Epilepsia), Amae (Associação Mineira de Amigos e Pessoas com Epilepsia), Programa de Pós-graduação em Neurociências/UFMG e Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas:Fisiologia e Farmacologia/ICB/UFMG.

A concentração ocorre às 9h, em frente ao Teatro Francisco Nunes (dentro do Parque Municipal). O cortejo começa a partir das às 11h, com o Coletivo Café com Birutas e apresentação do grupo Tambor Mineiro.

A população também é convidada a vestir-se de roxo.

PURPLE DAY
Em 2008, o dia 25 de março foi escolhido como o Dia Mundial da Conscientização sobre Epilepsia pela canadense Cassidy Megan - na época, com apenas nove anos - em parceria com a Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS). A canadense escolheu a cor roxa, em alusão à flor lavanda que, neste caso, é associada à sensação de solidão vivida por muito dos indivíduos que possuem epilepsia.

EPILEPSIA
A epilepsia é uma condição neurológica crônica caracterizada pela repetição de crises epilépticas. Dependendo da região afetada no cérebro, a crise se apresenta de maneiras muito distintas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge cerca de 1% a 2% da população mundial. “A doença acaba sendo agravada pela pobreza, devido à precariedade do sistema de saúde e à grande incidência de doenças infecciosas nas camadas mais pobres da população”, afirma Juliana Carvalho, coordenadora do Programa Agere/LAE.Ela explica que Agere em latim significa Agir, o que é o objetivo central da organização.

O pouco debate acerca da doença gera a falta de informação e, consequentemente, diversos tabus que afetam diretamente a vida da população com epilepsia, através do preconceito e da exclusão. Como ajudar durante uma crise epiléptica?

Conheça a LAEhttp://laepilepsia.wixsite.com/laeagere

Publicada em 21/03/2018. Atualizada e Republicada em 22/03/2018

 

CONTATOS PARA A IMPRENSA 
Profa. Juliana Carvalho Tavares - (31) 3409 2943 | E-mail: 

Instituto de Ciências Biológicas da UFMG 
Departamento de Fisiologia e Biofísica
Núcleo de Educação e Comunicação em Ciências da Vida (NEDUCOM)
Núcleo de Neurociências (NNC)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo