Menu

35615804785 4fed846ac1 b 

Na próxima quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018, o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB/UFMG) completa 5 décadas. Nesta data foi publicado o Decreto-Lei 62.317/1968, que estabeleceu o Plano de Reestruturação da Universidade Federal de Minas Gerais e que formalizou a criação dos Institutos de Ciências Biológicas (ICB), de Geociências (IGC), e de Ciências Exatas (ICEx), e das faculdades de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), de Educação, e a de Letras (Fale), a partir do desmembramento da Faculdade de Filosofia.

Para a diretora do ICB, professora Andréa Mara Macedo, a data é de festa, de comemorar a trajetória de lutas, vitórias e tantas dificuldades superadas. “Nossa trajetória é pautada na união de áreas diferentes e complementares, com o desenvolvimento de expertises científicas e acadêmicas variadas, em prol da superação de problemas sociais”, comemora.

“A criação dos Institutos tinha como demanda reunir os professores da mesma área e criar um ambiente propício ao desenvolvimento de um ensino e de uma pesquisa ainda mais avançada”, afirma Andréa Macedo, satisfeita com os resultados. "Esses 50 anos do ICB resultam da união e do esforço de cada um de nós, servidores. O trabalho intenso, a vontade de acertar cada vez mais e o compromisso social é que nos levaram a figurar entre os mais destacados centros de pesquisa, ensino e extensão na área das Ciências da Vida na América Latina, segundo diferentes organismos de fomento à pesquisa", afirma.

Mas, ela também lembra que 1968, o “ano que não terminou” - nas palavras do escritor Zuenir Ventura -, foi cenário de censura, punição, cassação, tortura, exílio e de repressão dura, especialmente contra os estudantes. E neste contexto a Comunidade Acadêmica do Instituto de então resistiu e não aceitou comemorar seu aniversário na data de um decreto do regime contra o qual lutava. Assim, 11 de novembro, data da 1ª Assembleia Geral do Corpo Docente (9 meses depois de sua criação), foi escolhido como marco comemorativo de criação do ICB. Com isso, o Instituto tem duas data de aniversário.

COMEMORAÇÃO

Durante todo o dia 28/2, será montado um espaço “lounge” na área da portaria principal, reservado para quem passar por ali poder confraternizar e conhecer um pouco dessa história, por meio de imagens e deixar uma mensagem de otimismo à comunidade, parabenizando o Instituto. Devido às duas datas comemorativas, a programação de aniversário do ICB continuará até 11 de novembro de 2018. O calendário de eventos será montado e divulgado ao longo do ano em site especial, em www.icb.ufmg.br/50anos. O selo comemorativo dos 50 anos foi produzido pelo Centro de Comunicação da UFMG, Cedecom.

 

CONTATOS PARA A IMPRENSA:

Professora Andréa Mara Macedo - Diretora do ICB - (31) 3409-2501 |

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica

Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Redação: Vitória Brunini (Estudante de Jornalismo) e Marcus Vinicius dos Santos (MTB 6139 MG)

Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.

CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo