Menu

assinatura

De 25 a 29 de setembro, o ICB realizou o Curso Internacional de Bioinformática em Epidemiologia Molecular e Evolução Viral (CIBEMEV). Organizado pelos programas de pós-graduação da Fiocruz MG e da UFMG em Bioinformática, Bioquímica e Imunologia, Parasitologia, Microbiologia, o curso trouxe à comunidade acadêmica a oportunidade de aprender a trabalhar com o que há de mais recente em tecnologia de sequenciamento, o MinION. 

Crédito da foto: nanoporetech.com Crédito da foto: nanoporetech.com Desenvolvido pela Oxford Nanopore Technologies, o MinION é um pequeno aparelho portátil considerado inovador por possibilitar a geração em larga escala de sequências de RNA e DNA. No CIBEMEV, o sequenciador foi trazido aos alunos da UFMG pela primeira vez. O curso também contou com a participação de alunos de graduação e professores de universidades do Rio de Janeiro, do Amazonas e de São Paulo.  

No workshop, a tecnologia foi apresentada aos participantes e foram promovidas aulas práticas para que aprendessem a usar o aparelho. Nessas aulas, o sequenciamento do vírus Chikungunya foi feito como modelo de estudo.

“Os participantes tiveram aulas laboratoriais, em que extraíram os ácidos nucleicos, sequenciaram em larga escala e analisaram esses dados, usando análise em bioinformática”, explica Aristóteles Góes Neto, um dos coordenadores do curso. A partir desse processo, é possível entender como se dá a dispersão do vírus estudado no ambiente e como as pessoas estão sendo infectadas por ele.

Participantes

O curso contou com a colaboração de professores e pesquisadores internacionais da University of Oxford (Inglaterra) e da University of KwaZulu-Natal (África do Sul). Também estiveram à frente da programação do evento, parceiros da Universidade de São Paulo (USP) e da Fiocruz-BA.

Para a UFMG, a colaboração de universidades internacionais pôde contribuir para a formação dos alunos de mestrado e doutorado em Bioinformática e Microbiologia e também para firmar parcerias para a realização de intercâmbios.

Luiz Alcantara, da Fiocruz-BA, participou da programação do CIBEMEV como professor, e lembra da importância de iniciativas como esse curso para “aproximar a área de pesquisa da área de assistência”. Isso porque o evento também contou com a participação do Ministério da Saúde e da Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

Com o objetivo de trazer o MinION aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública  (LACENs), o Ministério da Saúde vem acompanhando ações que envolvem o equipamento, já que a aderência a essa tecnologia pode contribuir com o avanço das questões relacionadas à saúde pública no Brasil.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo