Menu

Os Programas de Pós-graduação em Neurociências e em Fisiologia e Farmacologia da UFMG realizam nesta quinta-feira, 21/9, às 10h30, no ICB (A4 – 175), o seminário “O seu cérebro depois do álcool: efeito do etanol em neurônios e sinapses dos Núcleos da Base”. Proferido pela farmacologista brasileira Karina Abrahão, do Laboratório de Neurociência Integrativa do Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo, o qual integra os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, o evento será em português e não emitirá certificados.

Karina Abrahão estuda os efeitos da exposição ao etanol na atividade de neurônios e transmissão sináptica por meio de técnicas de eletrofisiologia, camundongos transgênicos, quimio- e opto-genética, fotometria e comportamento operante.

O álcool afeta todas as partes do sistema nervoso. O abuso da substância exerce efeito inibitório em determinados neurônios, causando perda de memória e de coordenação motora, desinibição comportamental, dentre outros. Além disso, tem efeito reforçador, podendo levar à dependência. O seminário irá detalhar esses efeitos e explorar como a exposição ao etanol pode afetar a atividade intrínseca de neurônios e a transmissão sináptica.

Segundo o professor Fabrício Moreira, coordenador da pós-graduação em Neurociências e organizador do evento, a única maneira de evitar os efeitos do álcool seria, de fato, não bebendo, mas ele lembra que embora o álcool seja uma droga, é bastante apreciado nas culturas ocidentais e acaba sendo consumido sem dificuldades. “Desde que seja com moderação e em ocasiões que forem consideradas apropriadas dentro do contexto biológico, legal, social e cultural”, observa.


SERVIÇO
"O seu cérebro depois do álcool: efeito do etanol em neurônios e sinapses dos Núcleos da Base"
Dra. Karina Abrahão
Laboratory of Integrative Neuroscience, National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism, NIH, USA
Local: ICB/UFMG, Sala Wilson Beraldo (Bloco A4/175)
Data: Quinta-feira (21/09) – 10h30-12h

 

 

CONTATOS PARA ENTREVISTA
Prof. Fabrício de Araújo Moreira - Pesquisador. Departamento de Farmacologia do ICB-UFMG - (31) 3409-2719 ou

 

 

 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
| (31) 3409 3011 - De 2ª a 6ª/8h às 12h. 3ª e 6ª/14h às 18h
www.icb.ufmg.br | Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.
CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.

 

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo