Menu

O Instituto de Ciências Biológicas da UFMG )ICB), recebe na segunda, 11 de setembro, Guy Barry, chefe de equipe do Laboratório de Neurogenômica do QIMR Berghofer Medical Research Institute (Brisbane, Austrália), e um dos mais reconhecidos pesquisadores da área da genômica do mundo. Ele vem ministrar a palestra "Mechanisms underpinning the evolution of the human brain" (Mecanismos subjacentes à evolução do cérebro humano).

A palestra, que tem entrada franca, mas será em inglês, sem tradução, vai tratar sobre como, nos últimos 2 milhões de anos, a evolução humana testemunhou uma incrível expansão não uniforme do cérebro humano (quase triplicando em tamanho) e a aquisição de muitas funções cognitivas de ordem superior, como criatividade, imaginação e raciocínio.

"Os resultados mais recentes da genômica comparativa produziram uma visão valiosa, especialmente a expansão de primatas e regiões reguladoras e não-codificadoras específicas de humanos e contendo repetidas regiões, mas como isso se traduz em habilidades cognitivas de ordem superior é desconhecido", afirma Guy Barry.

Segundo ele, o metabolismo energético em seres humanos mudou. Mais energia total do corpo é agora atribuída ao cérebro: até 20%, em comparação com 11-13% para primatas não-humanos, e 0,5-8% para outros vertebrados.

"Grandes mudanças metabólicas no metabolismo são encontradas em uma nova região evoluída do cérebro humano como o córtex pré-frontal. Eu discutirei nossos resultados com ARN não codificante, genes específicos de humanos e as implicações do metabolismo evoluído na função normal do cérebro humano e esquizofrenia, a fim de começar a entender o que torna o cérebro humano único", adverte Guy Barry.

Barry, que vem ao Brasil participar do Congresso Brasileiro de Genética, que acontece entre 12 e 15 de setembro de 2017, em Águas de Lindoia, no estado de São Paulo, vem à UFMG a convite da professora Glória Franco, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB. 

O evento tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática, do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Imunologia e do NAPG - Núcleo de Apoio à Pós-graduação do ICB.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo