Menu

Até o dia primeiro de setembro estão abertas as inscrições para participar do 2º Encontro do Laboratório de Vírus em comemoração dos seus 55 anos de atividades. O evento é aberto à comunidade e ocorre no dia 5/09,  no Auditório Nobre do CAD1, no Campus UFMG, de 8:00h às 17:30h.

A programação do Encontro conta com apresentações científicas de convidados nacionais e internacionais sobre diferentes temas ligados à Virologia e também com uma apresentação do histórico do Laboratório que pretende dar uma ideia do que pôde ser produzido ali ao longo de todos esses anos de existência.

Localizado no quarto andar do bloco F do ICB, o espaço que abriga o Laboratório de Vírus, seus professores, mestrandos, doutorandos e alunos de iniciação científica nem sempre esteve ali. A origem do Laboratório, que faz parte do Departamento de Microbiologia, data de 1962 e precede a constituição do próprio ICB, que, este ano, comemora 50 anos.

Foi na Escola de Medicina da UFMG que a história do Laboratório de Vírus começou, fundado por José Noronha Peres, que, na época, lecionava na Faculdade de Medicina, e por Romain Golgher, médico recém-formado, naqueles tempos.

O Laboratório de Vírus foi transferido para o ICB apenas em 1980 e, desde 1992, quem responde por chefe de suas atividades é a professora do departamento de Microbiologia, Erna Kroon. Ela faz parte do grupo de cinco professores que atuam no Laboratório em diferentes linhas e subgrupos de pesquisa dedicados, principalmente, a três grupos de vírus específicos: os arbovírus, os poxvírus e, mais recentemente, os mimivírus.

“Nós somos um dos poucos laboratórios (do ICB) que sempre manteve, desde o início, essa tradição de não ter um único professor”, explica Erna, pontuando que isso dá a oportunidade de os alunos participarem de uma gama maior de atividades desenvolvidas ali.

Ao todo, nesses 55 anos de atuação, o Laboratório já recebeu oito professores, sete funcionários e cerca de 500 discentes. Além disso, suas atividades resultaram em um total de 59 teses defendidas, 102 dissertações, 250 artigos publicados e 16 patentes submetidas. E esse quadro positivo de produtividade é justamente um dos motivos pelos quais o Laboratório decidiu celebrar seus 55 anos.

Segundo Erna, um dos objetivos do 2º Encontro do Laboratório de Vírus é “mostrar o que um investimento, que foi, quase sempre, constante, pôde gerar, em termos de números, de pessoas doutores”, ela conta, explicando a importância da iniciativa para contrapor-se ao momento pelo qual passa a área de pesquisa atualmente, o qual Erna considera "muito difícil".

Para participar do evento, basta fazer inscrição no site:  http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=7853 .

 

SERVIÇO:

Período de realização: 05/09/2017

Período de inscrição: 01/04/2017 a 01/09/2017

Horário: 8:00 às 17:30 hs

Vagas: 400

Investimento: R$ 30,00

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica

Redação: Alice Moreira Machado - Bolsista Proex.

Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos

Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.

CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.

Facebook Twitter YouTube Flickr SoundCloud

Newsletter

Pesquisar

Topo