Menu

Durante todo o mês de julho pessoas interessadas na área da Conservação Ambiental podem participar de discussões online sobre gestão de recursos hídricos no Brasil, dar sugestões e estudar materiais disponibilizados pelo Pré-Simpósio online, portal que faz parte do 4° Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação.

As discussões online continuam até dezembro, quando ocorre o encontro presencial na Universidade Federal de Minas Gerais, e serão disponibilizados mensalmente conteúdos relacionados ao tema escolhido para aquele mês. A inscrição no evento online é gratuita, e podem participar todos aqueles que se interessarem pelos temas, independentemente da área de estudos.

“Neste mês será discutido como a pesquisa pode contribuir para a gestão dos recursos hídricos no Brasil, trazendo a experiência dos PELDs (Projetos Ecológicos de Longa Duração), em especial o do Rio Doce, além de outras temáticas relacionadas, como mudanças climáticas, crises hídricas, impactos ambientais, destruição de ecossistemas e a necessidade de aprimorar o gerenciamento das águas”, explica Lucas Perillo, um dos organizadores do evento.
 
O Pré-Simpósio online foi pensado como uma forma de democratizar a participação no evento, e de tornar o tema mais acessível àqueles que não poderiam participar presencialmente. De acordo Lucas Perillo, “a ideia é, além de socializar conhecimento, difundir sobre como os profissionais estão lidando com os desafios regionais e locais de seus projetos de conservação da natureza”. Para os organizadores, essa ferramenta é uma forma de trazer inovação no modo como se pensam os eventos acadêmicos no Brasil.

 
O Simpósio

O 4° Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação acontece de 3 a 7 de dezembro de 2017, na Universidade Federal de Minas Gerais, e tem estimativa de participação de cerca de 600 pessoas.
 
O principal objetivo do evento é possibilitar a discussão sobre os avanços nacionais e internacionais obtidos na área da conservação da biodiversidade, bem como estreitar os laços existentes entre a comunidade científica brasileira envolvida nesta temática, trazendo novas formas de documentação e divulgação do conhecimento gerado durante o evento.
 
Segundo Lucas Perillo, da comissão organizadora, este material servirá como base para que sejam elaboradas diretrizes e recomendações para os novos rumos da Biologia da Conservação no Brasil.
 
O 4° SBBC é organizado por uma parceria entre as pós-graduações em Ecologia, em Zoologia e em Biologia Vegetal do Instituto de Ciências Biologicas da UFMG com a Bocaina Biologia da Conservação, além das ONGs Instituto Prístino e Instituto Biotrópicos.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo