Menu

O Workshop de Ilustração Científica Biológica, ministrado pelas servidoras Rosa Maria Alves Pereira e Enaile Dias Siffert, especialista em Arte Educação, será realizado entre os dias 17 e 21 de julho, no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. A oficina é destinada a estudantes, professores e a outros profissionais das áreas de biologia, de comunicação, de artes plásticas e de artes visuais. “Investir em conhecimento e na ciência é investir no ser humano para atender às suas necessidades mais sutis, que também é cultural”, defende Rosa Alves.

CLIQUE PARA AMPLIARSabe aquela expressão: “uma imagem vale mais do que mil palavras”? A ilustração científica biológica é um exemplo prático poderoso dessa máxima. Ela pode ser uma ferramenta fundamental na divulgação do conhecimento científico e atinge um público maior do que o texto, pois independe do domínio da linguagem ou do idioma. A ilustração científica é imprescindível em livros didáticos e artigos científicos,

Entre os dias 17 e 21 de julho o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG realiza o Workshop de Ilustração Científica Biológica, ministrado pelas servidoras Rosa Maria Alves Pereira e Enaile Dias Siffert, especialista em Arte Educação. Destinado a estudantes, professores e a outros profissionais das áreas de biologia, de comunicação, de artes plásticas e de artes visuais.

Enaile - Saira

Rosa Alves - Cigarra NanquimEnaile - Lobo Guará

Dentre os objetivos do curso, além de realizar oficinas de técnicas de desenho utilizadas na ilustração botânica e zoológica, também estão apresentar a história e os principais temas da ilustração científica.

Durante o workshop, os participantes vão aprender três técnicas básicas. No desenho com grafite predominam o uso de meio tom e alto contraste, utilizando a borracha como recurso para construção da imagem. No nanquim, a ilustração é feita a base do uso dos pontos, das linhas e das aguadas e por fim, a utilização dos lápis de cor. “Os alunos vão aprender a chegar às nuanças cromáticas utilizando duas ou três cores e as texturas tonais”, afirma Rosa Alves.

A ilustradora científica também destaca que a pessoa interessada em se aprofundar na área, além da uma formaçãoRosa Alves - Quati multifacetada, “precisa se tornar um observador da natureza e, sempre que possível, desenhar em campo, tomando notas”.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho, no site da Fundep, com o valor de R$ 300,00  

 

Conhecimento em construção

“Investir em conhecimento e na ciência é investir no ser humano para atender às suas necessidades mais sutis, que também é cultural”, defende Rosa Alves.

Nos livros didáticos a ilustração contribui para o entendimento dos conceitos. Nos artigos que apresentam novas espécies, por exemplo, a ilustração elucida os caracteres peculiares daquela nova espécie descrita e permite explicações mais complexas de forma mais clara.

“A fotografia, a imagem, pode não ser suficiente para alcançar aspectos importantes para que a pessoa possa perceber a informação que se busca com aquela imagem”, explica a professora, lembrando ainda que o desenho pode reconstituir paisagens, animais e plantas que já não existem mais. “Nada é impossível e podemos criar uma situação ideal”, afirma.

Toda ciência requer o uso de desenhos, quer descrevendo ou narrando os fatos. Mas para chegar ao nível profissional de decodificar a linguagem complexa do cientista em forma de imagem é preciso estudar muito e também compreender essa linguagem. E como a ciência, essa arte está em constante evolução. Os recursos atuais variam de microscópio eletrônico de varredura, fotografia digital, impressão 3D, a realidade aumentada, e outros.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

Para quem deseja ampliar a experiência, Rosa Alves oferece cursos intensivos em Brumadinho, com visitas ao Inhotim. As reservas devem ser feitas com antecedência de no mínimo dois meses antes da data desejada, pelo Airbnb

 

SERVIÇO

Workshop de Ilustração Científica Biológica

Inscrições: Até o dia 10/07/2017, valor R$ 300,00
Datas e horários: de 17 a 21 de julho de 2017, das 8h às 12h
Número de vagas: 20
Local: Sala 252, bloco B2, 2º andar - Instituto de Ciências Biológicas da UFMG 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo