Menu

Com entrada franca e sem inscrição prévia, o Seminários do ICB de junho traz o tema "Glutamato: Vilão ou Herói na Neurodegeneração", apresentado pela professora Fabíola Mara Ribeiro, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB UFMG).

Segundo a cientista, o glutamato é um aminoácido que atua como principal neurotransmissor no nosso cérebro. Essencial para a aprendizagem e memória, ele participa de vários processos neurodegenerativos, ou seja, que envolvem a morte de neurônios.

wikipediaUma vez que atualmente não existem medicamentos capazes de mudar o curso de doenças neurodegenerativas, Fabíola Ribeiro e seu grupo de pesquisa busca no glutamato um caminho que possa reverter esse problema de grande importância para a saúde pública.

No seminário, ela falará sobre drogas que agem sobre receptores de glutamato e que são capazes de evitar a neurodegeneração. Essas substâncias foram testadas em seu laboratório, usando tanto métodos in vitro e in vivo, incluindo camundongos com o modelo da doença de Huntington.

A cientista explica que como a doença de Huntington – cujos sintomas incluem alterações motoras e cognitivas – é causada pela mutação em um único gene, a pesquisa da doença é facilitada pela possibilidade de usar modelos animais fidedignos à doença.

“Nosso objetivo é estudar e desenvolver drogas neuroprotetoras que poderão ser usadas não só no caso da doença de Huntingon, como também para o tratamento de outras doenças neurodegenerativas mais prevalentes, como é o caso da doença de Alzheimer”, afirma.

O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 19, das 13h às 14h, no CAD 1, Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais da UFMG, localizado em frente ao ICB, no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte.

SEMINÁRIOS ICB

Realizado mensalmente pelo Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (Napq) do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), cada seminário fica sob a responsabilidade de um departamento diferente. Com duração de 1 hora, o principal objetivo do evento é divulgar o conhecimento científico produzido no Instituto, assim como o trabalho de seus cientistas. Também busca criar oportunidades para a maior integração entre alunos e professores com interesses acadêmicos comuns, entre si, e com a sociedade, que convidada a participar. A entrada é franca.

Outras informações: Secretaria do NAPq ICB -

 

LEIA ARTIGO CIENTÍFICO

The mGluR5 positive allosteric modulator, CDPPB, ameliorates pathology and phenotypic signs of a mouse model of Huntington's disease (Em inglês)

Doria JG, de Souza JM, Andrade JN, Rodrigues HA, Guimaraes IM, Carvalho TG, Guatimosim C, Dobransky T, Ribeiro FM.

Neurobiol Dis. 2015 Jan;73:163-73. doi: 10.1016/j.nbd.2014.08.021. Epub 2014 Aug 24

 

SERVIÇO

Receptor de glutamato: vilão ou herói na neurodegeneração?

Profa. Fabíola Mara Ribeiro - Depto. de Bioquímica e Imunologia do ICB UFMG

Data: 19/06/2017 (2ª feira)

Horário: 13h às 14h

Local: Auditório 1A do CAD 1 (Centro de Atividades Didáticas Ciências Naturais da UFMG)

Mapa: https://www.ufmg.br/conheca/mapas

 

 

CONTATOS PARA A IMPRENSA

Profa. Fabíola Mara Ribeiro - Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB UFMG

Bloco N4 – 189 - (31) 3409-2655 - 

 

 

 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos

  |  www.icb.ufmg.br  |   (31) 3409 3011  |

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo