Menu

“A internet é uma ferramenta muito poderosa para capacitar pessoas, socializar o conhecimento e conscientizar sobre a conservação da biodiversidade” — essa foi uma das principais mensagens defendidas pelo biólogo Felipe Fonseca durante o evento que marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente no ICB. Felipe, que é mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG, afirma que “a ciência precisa chegar até a população pelos meios que fazem parte do cotidiano”, com linguagem clara e próxima da realidade do público.

Como usar a internet para divulgar a ciência?

A divulgação científica é uma das formas pelas quais as pesquisas acadêmicas chegam ao maior número possível de pessoas fora dos centros de pesquisa. Acontece que, na prática, a maior parte da população não tem fácil acesso a essas informações, principalmente pela dificuldade de compreensão da linguagem (que costuma usar muitos termos técnicos).
Pensando nisso, Felipe afirma que é preciso criar formas de interação com o público, através de vídeos, redes sociais, fóruns e outros espaços que permitam o debate entre o cientista e o cidadão. “Não basta comunicar, mas é preciso dar às pessoas a chance de realmente entender o que é dito, e essa é a parte mais difícil da história”.
Durante a palestra, foram mostrados exemplos de momentos em que a mídia e a internet foram fortes aliadas na luta pela preservação da biodiversidade, como é o caso da Copa do Mundo de 2014, onde o mascote, um tatu-bola, gerou enorme repercussão e conseguiu alertar para o risco de extinção de um animal que grande parte do público não conhecia. Resumindo, o risco de extinção foi descoberto por pesquisadores, mas só a exposição dele na mídia foi capaz de prender o interesse das pessoas e conscientizar sobre a necessidade de proteger o animal.

 

“Se quisermos modificar algo, não vai ser só o governo, só a academia ou só a mídia, mas todos esses em conjunto com a população”

 

IV Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação

Outro exemplo de como usar a tecnologia em prol da conservação está acontecendo agora mesmo, e já tem despertado o interesse de pessoas no país inteiro. Trata-se do pré-simpósio online, parte da programação do IV Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação que acontece em dezembro, na UFMG.
O simpósio será presencial, mas, como uma forma de permitir a participação e a interação de um número muito maior de pessoas, a equipe de organização decidiu começar com mais de seis meses de antecedência um evento online, onde qualquer interessado pode assistir vídeos, participar de fóruns de debate e dar opinião sobre temas de extrema relevância no assunto.
“O pré-simpósio é gratuito, totalmente online, e é uma grande chance para que cientistas e não-cientistas de todos os cantos do Brasil tenham as mesmas oportunidades de fala, colocando em pauta aquilo que é importante dentro da realidade deles, mas que dificilmente seria discutido no simpósio se eles não estivessem lá”, afirma Felipe, que faz parte da organização do evento.

 

 Biólogo deu dicas sobre como usar a internet para informar e conscientizar a população sobre a conservação da biodiversidade

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo