Menu

Meta é aperfeiçoar desempenho do educador e aprofundar conceitos no dia a dia do trabalho em sala de aula da educação básica

A partir do dia 12 de maio estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio). Curso semipresencial com oferta nacional, o ProfBio tem como meta a promoção da formação continuada – no nível de pós-graduação stricto sensu – dos professores de Biologia que já atuam nas redes públicas de ensino brasileiras.

Clique para ampliarCom foco nas salas de aula da educação básica onde o mestrando-professor atua, o objetivo é proporcionar a oportunidade de revisão e aprofundamento de conceitos da área, atendendo aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do ensino médio e às necessidades especificas de qualificação profissional de professores em exercício.

As inscrições vão até às 17h (horário de Brasília) do dia 8 de junho de 2017, e serão feitas exclusivamente no site da Copeve/UFMG: https://www.ufmg.br/copeve, instituição responsável pela aplicação do exame nas sedes de 20 instituições de ensino superior de todo o Brasil. A prova será realizada no dia 9 de julho de 2017.

A taxa de inscrição é de R$ 200,00. Candidatos com baixa renda podem requerer isenção de taxa até as 17 horas (de Brasília) do dia 18 de maio de 2017. Para requerer o benefício o interessado deve apresentar comprovante de participar de algum programa social do Governo Federal, fornecer seu Número de Identificação Social (NIS), preencher declaração de que é membro de família de baixa renda nos termos do Decreto no. 6.135/2007 e imprimir o Comprovante de Inscrição.

Muito embora o processo seja aberto a candidatos de todo o país, os organizadores recomendam que os professores habilitados a participar da seleção procurem os polos de aula mais próximos de onde mora. Como é um mestrado semipresencial, haverá aulas presenciais, de acordo com calendário que será previamente divulgado entre os aprovados na seleção. Durante o curso, o professor deverá ter vínculo ativo com escola da rede pública.

Compreenda melhor o ProfBio
O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio) é dirigido a “professor de Biologia é dirigido a “professor de Biologia de nível médio que esteja lecionando na rede pública de ensino” - municipal, estadual ou federal, podendo ser servidor público concursado ou funcionário contratado. Professores de Ciências não estão aptos a participar desta seleção.

Dentre as principais metas do curso a melhoria do desempenho do professor em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino-aprendizagem da Biologia, pautada na lógica da construção do conhecimento científico, como ciência experimental, sendo essa construção de conhecimento associada à transposição didática imediata, de maneira que o mestrando trabalhe simultaneamente com seus alunos os conceitos explorados em cada tópico estudado, e incentivando o melhor uso de recursos tecnológicos, a discussão e a crítica a respeito desses vários tópicos.

Realizado por uma rede de 20 instituições de ensino superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sua coordenação nacional tem sede no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB UFMG). A iniciativa atende à Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, Decreto Nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009.

Os moldes são os mesmos dos programas já existentes: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013; os Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfiAP) e Ensino de História (ProfHistória), lançados em 2014; e o Mestrado Profissional em Rede Nacional para Gestão e Regulação de Recursos Hídrico (ProfÁgua), lançado em novembro de 2016.

No ICB UFMG www.icb.ufmg.br já são oferecidos 12 programas de pós-graduação e outros dois cursos de mestrado profissional, abrangendo diversas áreas das ciências biológicas, biomédicas, biotecnológicas e ambiental.

O edital completo pode ser baixado na página de editais do ICB: https://www.icb.ufmg.br/institucional/editais/selecao-da-pos-graduacao/251.

Para mais informações
ou
(31) 3409-3061

SAIBA MAIS
UFMG vai sediar Rede Nacional de Mestrado Profissional para professor de Biologia em exercício no sistema público – vem aí o ProfBio (Página Web do ICB) https://www.icb.ufmg.br/destaques-categoria/620-profbio-recebe-propostas

Regulamento Probio: https://www.icb.ufmg.br/images/1-PROFBIO---Regulamento-ICB-14-3-16-1.pdf

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo