Uma nova espécie de fungo, batizado de Antarctomyces pellizariae, foi descrita na Antártica pelo grupo de pesquisa em Biodiversidade e Bioprospecção dos Fungos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dirigido pelo professor Luiz Henrique Rosa, do departamento de Microbiologia. O grupo desenvolve o MycoAntar, projeto que integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Criosfera e o Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

Obtido a partir de amostras de neve coletadas no fim de 2015 em ilhas próximas ao continente gelado o fundo surpreendeu por apresentar pigmentação azul, que é rara, além de resistência a baixas temperaturas.

A descoberta e a descrição do fungo azul integram a pesquisa de doutorado de Graciéle Menezes, aluna do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia da UFMG, sob orientação de Luiz Rosa. O grupo publicou o trabalho em 30 de novembro em artigo da revista internacional Extremophiles.

Saiba mais a este respeito em reportagem do MCTIC < Pesquisadores do INCT da Criosfera descrevem espécie de fungo azul da Antártica, onde o microbiologista relata como foi feita a descoberta e dá mais detalhes do processo, além de valorizar as parcerias que viabilizaram a realização.

Conheça o MycoAntar