Menu

Autores e organizadores de obras de divulgação científica se encontraram hoje, 16/12, no ICB.  O evento teve como objetivo mostrar diferentes formas de como a ciência é importante na melhoria da qualidade de vida da sociedade. O autor de um livro de contos também se uniu ao grupo.

Lançado durante o evento, “Pilulas de Ciência 2: motivando a aprendizagem”, é um material alternativo, com linguagem acessível, kit de CD's e DVD's, cujo objetivo é contribuir para tornar a rotina escolar mais atrativa por meio de outras possibilidades didáticas em sala de aula. Sob coordenação da servidora técnico-administrativo Adriana Lemos, ex-coordenadora do extinto Núcleo de Divulgação Científica da UFMG, a obra teve participação das professoras Adlane Vilas-Boas Ferreira, do departamento de Biologia Geral e Débora Reis, do departamento de Morfologia do ICB, e diversos colaboradores. “Pílulas” foi uma iniciativa da professora Maria Ceres Spíndola de Castro, quando diretora de Comunicação Social e Divulgação da UFMG.

Bate papo em fotos e videos  (Acesse o Flickr do ICB)

 

O professor Marcos Linardi, do departamento de Parasitologia, apresentou o livro “Fábulas Parasitológicas”. Na ocasião ele destacou a importância de se desenvolver outros meios de ensinar temas científicos presentes no cotidiano, como é o caso da parasitologia. O autor defende que formas lúdicas e com linguagem acessível possam facilitar o aprendizado. “E eventos como esses permitem cativar novos leitores”, valorizou.

"Ilustração Zoologica”, livro de Rosa Alves Pereira, servidora técnico-administrativo do ICB, mestre em ilustração científica, é um dos primeiros da área em língua portuguesa, e também em espanhol. Ele apresenta técnicas de pintura, como guache e lápis de cor em papel translúcido e o Scratchboard – que usa a raspagem em um papel apropriado. Registrando o grande número de familiares presentes, Rosa destacou a participação de ex-alunos de seu curso de extensão de Ilustração Cientídica, desde o projeto gráfico até a produção de textos do livro. Ela lembrou o carater de ensino e de pesquisa inerentes à extensão.

Autor do livro "Cerrado", o professor titular Geraldo Wilson Fernandes, do departamento de Biologia Geral, chamou a atenção para o fato de que ainda se sabe muito pouco sobre o segundo maior bioma do Brasil, que está em constante transformação, desde a colonização. “O processo se intensificou nas últimas décadas, alcançando níveis nunca vistos antes”, alerta. Segundo o autor, o dinheiro resultante da venda dos livros será destinado para a produção de uma versão eletrônica, para que esse conhecimento possa ser distribuído para um número maior de pessoas.

Encruzilhadas”, segundo o professor Fernando Silveira, chefe do departamento de Zoologia, é o livro que foge da lógica dos demais. “Ele não é um livro de ciência, mas nasceu da necessidade de estabelecer uma válvula de escape para o fazer ciência e seus desafios”, afirmou. A partir de situações cotidianas, diálogos, reflexões e sentimentos de pessoas comuns, a obra de ficção não requer uma determinada ordem de leitura para ser compreendida, e se propõe a trazer um ensinamento diferente: encontros e reencontros com memórias da juventude e o encontro do amor.

 

SAIBA MAIS
Autores de divulgação científica se encontram com Comunidade  ( Site ICB)

Livro propõe manejo racional e dá dicas para um menor impacto no Cerrado

Autor de 'Fábulas Parasitológicas' bate papo com a comunidade, na sexta

 Ciência sem cerimônia (Blog da Fapemig)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo