Menu

Professor de Ciências Biológicas da UFMG alerta para os perigos do descaso com o segundo maior bioma do Brasil e da América Latina, “berço das águas” e muito importante para o funcionamento e estabilidade climática, econômica e social


CERRADO - Em busca de soluções sustentáveis é o mais novo livro escrito pelo professor da UFMG Geraldo Wilson Fernandes, professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenador do Laboratório de Ecologia Evolutiva e Biodiversidade/ComCerrado e coordenador do Tropy-Dry no Brasil. A obra mostra toda a riqueza e peculiaridade do bioma e aborda temas como botânica, cerrado, sustentabilidade, políticas públicas, ecologia, meio ambiente, savana, uso da terra. Também relata os principais problemas da região, apresentado possibilidades de mitigação dos mesmos.

Geraldo Wilson vai falar sobre isso no bate papo com a comunidade, nesta sexta-feira, dia 16, às 11h, no hall do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, no campus Pampulha. A entrada é gratuita e aberta ao público. Participam do mesmo evento autores de outros 4 livros de divulgação científica (Saiba mais).

Ele explica que o Cerrado é extremamente importante para o sistema hídrico do Brasil. Não só comporta as três principais bacias hidrográficas do país – Amazonas, Tocantins, São Francisco e Prata –, como também 10 das 12 grandes regiões hidrográficas brasileiras. “A dinâmica dos recursos hídricos e matriz energética do país é dependente do cerrado”, ensina.

Outra importante característica do local é a vegetação típica, que apresenta mais biomassa abaixo da superfície da terra do que acima do solo. “É uma floresta com árvores inteiras vivendo debaixo da terra, e apenas os ramos aparecendo acima do solo”, explica. Grande parte das espécies vegetais no cerrado tem órgãos de reserva (raízes e tubérculos) resistentes ao fogo e à herbivoria (quando se alimentam de plantas). A biodiversidade da região é das mais expressivas do planeta e nenhuma outra no mundo é tão rica em espécies, formas e funções. E ainda conecta os quatro grandes biomas de nosso país: Floresta Amazônica, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica

As principais atividades econômicas que utilizam a terra do cerrado são a agricultura da soja, milho, algodão, cana-de-açúcar e pecuária. Além disso, a produção de carvão vegetal para indústria siderúrgica. Tais atividades trouxeram perda drástica da vegetação nativa, erosão dos recursos naturais e ainda trazem sérios malefícios para a vida das pessoas da região.

O livro aborda as estratégias de conservação das resevas de biodiversidade, promovendo a gestão de áreas protegidas, fortalecimento das cadeias produtivas associadas aos recursos naturais, protegendo as espécies em extinção e fortalecendo as sociedades civis para promover a gestão dos recursos naturais relacionados ao cerrado brasileiro.


CONTATOS PARA ENTREVISTAS
Geraldo Wilson Afonso Fernandes – Professor do Departamento de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
Tel.: (31) 3409 2592 - Email:


MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Redação: Bárbara Porto – Projeto Correspondente ICB

Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos – MTB 6139 MG
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
  |  www.icb.ufmg.br  |  ( 31) 3409 3011
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.
CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo