Menu

Por meio de lições éticas e bem-humoradas professor Marcos Linardi ensina que leigo também precisa conhecer a ciência que estuda os parasitos

A Parasitologia, ciência que estuda os parasitos, seus hospedeiros e as relações entre eles, não é um tema apenas para os cursos universitários. Ela é a base fundamental para a construção de políticas de saúde bem estruturadas e que visem o desenvolvimento de um país.

Quem afirma é o professor Pedro Marcos Linardi, aposentado do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, autor do livro Fábulas Parasitológicas - Lições éticas e bem-humoradas para o estudo dos parasitos.“Ela está tanto na educação da população, em diversos tópicos e atividades escolares, nos cursos primários e secundários, quanto nas reivindicações das associações comunitárias de bairros e vilas, no discurso político de certas campanhas eleitorais, nos programas de prevenção e campanha de controle por parte de órgãos de Saúde Pública”, esclarece.

Para explicar melhor essa ideia e ensinar alguns aspectos de sua obra, Linardi participa do bate papo com a comunidade nesta sexta-feira, dia 16. A atividade é gratuita e será realizada no hall do ICB, no campus Pampulha da UFMG, a partir das 11 horas. Participam do mesmo evento autores de mais 3 livros (Autores de divulgação científica se encontram com Comunidade).

Parasitologia para leigos – De forma bem-humorada e divertida Fábulas Parasitológicas se propõe a ensinar a aprender Parasitologia. “Motivando o leitor para a busca de dados mais completos em outras fontes especializadas”, orienta o professor. São trinta e quatro histórias repletas de trocadilhos e jogos de palavras e que, habitualmente, encerram-se com novos provérbios contendo mensagens éticas e sentenças sucintas para reflexão. Nas fábulas os parasitos são personagens centrais e interagem dialogando entre si ou com o homem.

SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO NO SITE DO ICB
Autores de divulgação científica se encontram com Comunidade

OUTROS AUTORES E LIVROS QUE PARTICIPAM DO ENCONTRO

PÍLULAS DE CIÊNCIA 2: Motivando a aprendizagem escolar
Adlane Vilas-Boas e colaboradores

ILUSTRAÇÃO ZOOLÓGICA
Rosa Alves Pereira

CERRADO - Em busca de soluções sustentáveis
Geraldo Wilson Fernandes

 


CONTATO PARA ENTREVISTAS

Pedro Marcos Linardi – Departamento de Parasitologia – Tel: 3409-2874/3441-5805 - E-mail:

Adlane Vilas-Boas Ferreira – Departamento de Biologia Geral – Tel: 3409-2980 - E-mail:

Geraldo Wilson Afonso Fernandes - Departamento de Biologia Geral –Tel: 3409-2592 - E- mail :

Rosa Alves Pereira – Mestre em Ilustração Científica - E-mail:

 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.
CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo