Menu

Numa época em que se debate formas de incentivar o aperfeiçoamento do ensino de ciências no Brasil, mal posicionado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB) promove, entre 15 e 17 de dezembro, o Encontro “Integração entre Pós-graduação e Educação Básica: o ensino de Biologia em evidência”, que acontece no Auditório 1 da Face (Faculdade de Ciências Econômicas), no campus Pampulha.

Participam 19 instituições de ensino superior, das 5 regiões brasileiras, associadas à UFMG na composição de uma rede nacional para a oferta do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio).

Iniciativa da Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o ProfBio tem sua coordenação no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e o objetivo de promover o aprimoramento da formação dos professores de Biologia que atuam na rede pública do país. A aprovação do ProfBio foi publicada na última quarta-feira, 7/12.
Segundo Cleida Oliveira, coordenadora nacional do Programa e professora do departamento de Morfologia do ICB, com isso se busca transpor para a sala de aula a Biologia como uma ciência experimental, assim como incentivar o melhor uso de recursos tecnológicos e aperfeiçoar a discussão e a crítica sobre o processo ensino-aprendizagem, dentre outras metas.
Os moldes são os mesmos dos programas já existentes: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013; os Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfiAP) e Ensino de História (ProfHistória), lançados em 2014; e o Mestrado Profissional em Rede Nacional para Gestão e Regulação de Recursos Hídrico (ProfÁgua), lançado no dia 25 de novembro.

Aberto ao público
"Integração entre Pós-graduação e Educação Básica" terá uma parte aberta à participação de todos os interessados no assunto. Gratuita e sem inscrição prévia, no dia 15, quinta-feira, de 14h às 16h, no auditório 1 da FACE, Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha, além da abertura, que terá a participação de autoridades da UFMG e demais entidades parceiras, será possível conhecer "Experiências inovadoras no ensino da Biologia", a partir do relato de representantes da estadual de Campinas e das federais do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais.

Na tarde da sexta-feira, 16/12, duas mesas poderão ser assistidas: das 14 às 16h, "Olhares Institucionais da Capes e da UFMG sobre a integração da pós-graduação com a educação básica", e das 16h às 18h, "Possibilidades de integração da pós-graduação com o ensino de Biologia".

O restante da programação, que termina no sábado, 17, será destinada exclusivamente a pró-reitores de pós-graduação, aos membros do conselho gestor do Programa, à Comissão Nacional de Pós-graduação e aos coordenadores e professores das instituições que integram a rede nacional que ofertará este mestrado profissional.

No ICB já são oferecidos outros 12 programas de pós-graduação e 2 cursos de mestrado profissional, abrangendo diversas áreas das ciências biológicas, biomédicas, biotecnológicas e ambiental.

SERVIÇO

A ABERTURA SERÁ: Dia 15/12, quinta-feira, às 14h, no Auditório 1 da Face (Faculdade de Ciências Econômicas), no campus Pampulha. A participação é aberta aos interessados.

 

MAIS SOBRE O PROFBIO
Clique aqui e acesse o site do ICB

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

www.icb.ufmg.br/profbio

 

 

CONTATO PARA ENTREVISTAS
Profa. Cleida Oliveira - (31) 3409 2795 -

 



MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Redação: Bárbara Farias – Projeto Correspondente ICB
Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos – MTB 6139 MG
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
  |  www.icb.ufmg.br  |  ( 31) 3409 3011
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.
CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.

 

 

 

(Atualizada em 13/12, às 20h35)

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo