Menu

Das 11 horas até as 13h, no dia 16 de dezembro de 2016, quatro autores de livros de divulgação científica, professores e técnico–administrativos do ICB, vão bater um papo sobre suas obras com os interessados nos temas de suas obras (abaixo).

O evento, gratuito, acontecerá no hall do prédio, onde será montada uma sala de estar com ambientação natalina e despojada do rigor naturalmente atribuido à ciência. Os autores serão convidados a apresentar o tema central de cada livro em 10 minutos e, na sequência será aberto espaço para perguntas, sessão de autógrafo, distribuição ou venda das obras.

O objetivo do evento é mostrar diferentes formas de como a ciência é importante na melhoria da qualidade de vida da sociedade e com isso evidenciar a necessidade de que haja investimentos regulares no desenvolvimento de ações de popularização da ciência. Segundo Andréa Macedo, diretora do ICB, “esta é uma oportunidade para a comunidade conhecer uma parte da produção do nosso Instituto na área de divulgação científica, que muitas vezes passa despercebida”.

SAIBA MAIS SOBRE OS LIVROS

FÁBULAS PARASITOLÓGICAS – Lições éticas e bem-humoradas para o estudo de parasitas
Pedro Marcos Linardi

Ensinar e aprender Parasitologia, sob uma forma bem-humorada é o propósito desse livro onde os parasitos são os personagens centrais e agem como seres humanos. De forma divertida, por meio de fábulas, a obra introduz o tema parasitologia proporciona lições com mensagens éticas.

 

PÍLULAS DE CIÊNCIA 2: Motivando a aprendizagem escolar
Adlane Vilas-Boas e colaboradores

Material alternativo, com linguagem acessível, eficiente do ponto de vista pedagógico, este kit de CD's tem como principal objetivo contribuir para tornar a rotina escolar mais atrativa, oferecendo outras possibilidades didáticas em sala de aula. Desenvolvido pelo Núcleo de Divulgação Científica da UFMG (NDC) em parceria com outros setores do Cedecom (Rádio UFMG Educativa, TV UFMG, Planejamento e Criação Gráfica) e com professores da UFMG que trabalham na produção de programas de áudios e vídeos.

 

ILUSTRAÇÃO ZOOLÓGICA
Rosa Alves Pereira

Livro didático bilíngue (português-espanhol) voltado para um grande público que vive nos nove países lusófonos, assim como para os 22 países de língua espanhola. O conteúdo traz conceitos, história da ilustração científica zoológica, seis técnicas de desenho (três em P&B e três em cores) além das técnicas mistas. Quanto aos temas tratados dentro da Zoologia, há orientações para a conservação das coleções biológicas, instruções a respeito das posições em que deve ser desenhados os animais dentro da classificação biológica dos invertebrados (moluscos e insetos) e dos vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

 

CERRADO - Em busca de soluções sustentáveis
Geraldo Wilson Fernandes

O livro demonstra toda a riqueza e peculiaridade do cerrado de forma bem ilustrativa e aborda temas como botânica, cerrado, sustentabilidade, políticas públicas, bioma, ecologia, meio ambiente, savana, uso da terra. O livro faz parte do Projeto Com Cerrado/MCTIC/CNPq e relata também os principais problemas que ocorrem no bioma cerrado e trata de possibilidades de mitigação para os mesmos.

 

 

CONTATOS PARA ENTREVISTAS

Adlane Vilas-Boas Ferreira – Departamento de Biologia Geral – Tel: 3409-2980 - E-mail:

Geraldo Wilson Afonso Fernandes- Departamento de Biologia Geral –Tel: 3409-2592 - E- mail :

Pedro Marcos Linardi – Departamento de Parasitologia – Tel: 3409-2874 - E-mail:

Rosa Alves Pereira – Mestre em Ilustração Científica - E-mail:

 

 


MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Redação: Bárbara Farias – Projeto Correspondente ICB
Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos – MTB 6139 MG
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
  |  www.icb.ufmg.br  |  ( 31) 3409 3011
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.
CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo