Menu

Abertas até o dia 18 de dezembro as inscrições para o 3º Curso de Verão de Engenharia de Máquinas Biológicas. Oferecido pela equipe UFMG_Brazil de Biologia Sintética e pela Escola de Engenharia da UFMG, este curso tem como objetivo introduzir novos integrantes nos estudos da Biologia Sintética e motivá-los a descobrir o potencial dessa área, ainda nova, na geração de novos conhecimentos, produtos e arte.

A Biologia Sintética estuda formas de manipular sistemas ou moléculas biológicos sob a ótica da engenharia. Para a professora Rafaela Salgado Ferreira, do departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, que coordena o curso, "graças aos avanços do conhecimento e da tecnologia na área da genética, a biologia moderna é capaz de alterar o código genético de alguns organismos para que eles passem a executar alguma função complexa diferente da que já fazia", salienta.

Os participantes do curso vão descobrir como é possível utilizar partes padronizadas de DNA para criar novos genes, como conectá-los em "circuitos biológicos" e como inseri-los em organismos vivos com o intuito de transformá-los em "máquinas" geneticamente modificadas. Também vão se inteirar sobre o Movimento Maker e conhecer a competição iGEM, realizada anualmente pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Boston, nos Estados Unidos, na qual o grupo da UFMG participou e fez bonito nas últimas edições.

Pioneira do iGEM Brasil, a professora Liza Fericolli chama a atenção para a importância do desenho e da simulação dos processos estudados, antes dos mesmos serem construídos. Ela acena para o fato de que as possibilidades de uso da Biologia Sintética parecem ser tão amplas quanto a imaginação do ser humano.

O CURSO
Realizado entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro de 2017, o curso será dividido em módulos. Pela manhã, das 9h às 12h, diariamente será ministrado o módulo teórico. Os conhecimentos práticos serão dados nos quadro dias, das 13h às 17h. O estudante deverá escolher uma das 3 opções disponíveis. "Introdução à Biologia Molecular" vai apresentar aos estudantes as técnicas básicas necessárias para a manipulação de DNA e criação de Organismos Geneticamente Modificados, como PCR, eletroforese e clonagem. "Eles vão produzir uma bactéria que brilha!", adianta Liza.

Outra opção será voltada para o "Empreendedorismo", quando os inscritos aprenderão a planejar e a viabilizar projetos, assim como participarão de dinâmicas sobre trabalho em equipe e liderança. A professora conta que esse grupo será responsável por vender a bactéria que brilha. Já no módulo de "Modelagem Matemática", serão abordados métodos computacionais para a simulação de problemas biológicos complexos, por meio de grafos, redes metabólicas e de sistemas de equações diferenciais. Nesse grupo, o metabolismo das bactérias será modelado e otimizado.

INSCRIÇÕES
O preço das inscrições varia de acordo com o tipo de vínculo do candidato, indo de R$ 40 a R$ 400. Haverá seleção. Os selecionados receberão por e-mail instruções para o pagamento da taxa, que será feita VIA FUNDEP
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKNjr6LevV8A9_I6XLL1uFxkw_uw3UjDWm5NAEf-FRCRJ4Yw/viewform?c=0&w=1

 

MAIS INFORMAÇÕES

Equipe iGEM_UFMG:

Facebook do iGEM

 

 

CONTATO PARA ENTREVISTAS
Profa. Rafaela Salgado Ferreira - (31) 3409 3031 / 3409 2624 - <>;
Profa. Liza Fericolli - (31) 3409 2981 / 3409 2624 -

 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica
Redação: Bárbara Farias – Projeto Correspondente ICB
Jornalista responsável: Marcus Vinicius dos Santos – MTB 6139 MG
Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
  |  www.icb.ufmg.br  |  ( 31) 3409 3011

 


Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Pampulha. Sala 173. Bloco J1.
CEP 31.270-901. Belo Horizonte. MG. Brasil.

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo