Menu

Se você fala inglês e se interessa por uma abordagem mais ampla dos desafios enfrentados pela sobrevivência no campo ambiental e molecular não pode perder este seminário gratuito, que será realizado no ICB, na segunda, 21/11

Professor e pesquisador do Departamento de Ciências Agrícolas e Ambientais da Universidade de Milão, Itália, Simon Pierce é o convidado do seminário gratuito realizado pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre do ICB UFMG.

A partir das 10h, na segunda-feira, dia 21/11, na sala E3-164, o tema do encontro será "Padrões comuns de funcionamento do organismo e sobrevivência das espécies". No período da tarde, de 14h30 às 16h30, Pierce aprofunda sua abordagem, analisando o "Movimento direcional espontâneo na tempestade molecular".

Rara e especial

Bom. E, afinal de contas, o que é a vida? Para o físico austríaco Erwin Schrödinger, prêmio Nobel de Física em 1933, o processo da vida foi descrito como a “criação espontânea da ordem em um universo caracterizado pela crescente desordem - ele se referiu a isso como "entropia negativa"”.

“O conhecimento recente das máquinas moleculares que executam o trabalho dentro das células está revelando que a "entropia positiva" desordenada não é inimiga da vida, mas é realmente a força que põe a vida em movimento: máquinas moleculares executam ações unidirecionais e criam ordem impulsionada em parte por uma tempestade de doenças moleculares”, afirma Pierce.

O pesquisador vai apresentar detalhes desses processos vitais, que ele chama de “essenciais”, além de uma definição moderna da palavra "vida".

“A vida é quase - certamente - extremamente comum em todo o universo”, destaca Pierce, No evento ele pretende mostrar o que nos torna seres vivos e “como as vastas escalas de tempo envolvidas na evolução de organismos complexos, multicelulares e sensíveis, nos tornam uma manifestação particularmente rara e especial da vida no universo”.

Conheça um pouco da teoria por trás da exposição de Pierce (CRS) [Em inglês]

Competir para crescer

À tarde, na sua segunda parte do Seminário, Pierce aprofunda sua visão sobre aspectos da diversidade biológica na Terra. Segundo ele, ela mascara um pequeno número de funções essenciais 'primárias' que determinam a sobrevivência: crescimento, manutenção e reprodução.

“O crescimento está ligado à capacidade de competir com outros organismos e pode ser maximizado pelo grande tamanho e pela monopolização dos recursos como parte de um modo de vida "aquisitivo"”, afirma.

O desempenho metabólico, em resposta a limitações ambientais, como os fatores estressantes, por exemplo, pode ser otimizado por um modo de vida conservador, dependendo dos mecanismos de proteção ou de reparação celular, assim como da acumulação de recursos.

Ele ensina ainda que a reprodução é fundamental para a renovação das populações quando os indivíduos morrem e, portanto, também para a sobrevivência da espécie, apesar da morte do único organismo.

“Todas as espécies devem desempenhar essas funções, mas a importância de cada uma em qualquer habitat específico depende das condições locais de produtividade, estresse e ocorrência de eventos de perturbação destrutiva”, orienta.

Segundo o professor Geraldo Wilson Fernandes, do departamento de Biologia Geral, que organiza o evento, exemplos-chave de ecossistemas brasileiros e europeus mostram como o método está começando a ser usado para investigar uma série de processos de comunidades de plantas que vão desde a coexistência de espécies em escalas de centímetro até compreensão da persistência e conservação de tipos de vegetação em paisagens mutáveis.

“O Doutor Pierce também vai nos apresentar sua pesquisa sobre plantas e sua aplicação em estudos de comunidades de animais e microorganismos, como parte da Teoria da Estratégia Adaptativa Universal (UAST)”, complementa Fernandes.

SERVIÇO
Data: 21 de novembro de 2016
Horário:
De 10h às 12h - "Padrões comuns de funcionamento do organismo e sobrevivência das espécies")
De 14h30 às 16h30 - "Movimento direcional espontâneo na tempestade molecular")
Local: Sala E3-164, Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB). Campus Pampulha da UFMG. BH.
Realização: Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre.
Inscrição: Não há inscrição prévia.

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
O Professor Simon Pierce estará disponível das 9h30 às 10h e de 14h às 14h30, no local do evento, para entrevistas. Caso necessário o jornalista poderá ter apoio na tradução da entrevista.
Informações preliminares com

Geraldo Wilson Fernandes – Professor do Departamento de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
(31) 3409 2568

 

 

Pesquisar

Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
Topo